O Ministério da Cultura voltou a existir formalmente na manhã desta terça-feira (24/1). Conforme o decreto nº 11.336, publicado em 1º de janeiro no Diário Oficial da União, o órgão voltou a ocupar o Bloco B da Esplanada dos Ministérios e, para celebrar, a ministra Margareth Menezes fez um ato simbólico de posse na manhã desta terça.
A ministra recebeu servidores e servidoras na entrada do prédio. Boa parte deles estava realocado para o ministério do Turismo. “Hoje é um dia muito especial, dia que a alegria voltou porque o Ministério da Cultura voltou. Nós, que atravessamos tempos tão difíceis e agora estamos aqui de volta para contribuir com esse novo momento do nosso país. Esse ato simbólico e singelo representa a volta do Ministério da Cultura e o compromisso do governo do presidente Lula com a democracia, com o setor cultural do Brasil”,, disse Margareth. “A cultura é uma ferramenta de transformação e é um vetor econômico importante para o nosso país. O Ministério da Cultura voltou para onde não deveria ter saído”, finalizou a ministra.
Durante o ato, Margareth ainda cantou Aquarela Brasileira, samba de 1964 do Império Serrano, composto por Silas de Oliveira. Um total de 39 pessoas do Ministério do Turismo e mais 32 servidores da Cultura retornam ao MinC a partir desta terça-feira (24/1).