Jornal Correio Braziliense

Cultura nordestina

Podcast do CCBB Educativo traz histórias sobre o movimento armorial

Com dois episódios disponíveis no Spotify, produção traz contos, receitas e oficinas laboratoriais inspirados na cultura popular nordestina, tema da mostra 'Movimento Armorial 50 anos'

Em consonância com a exposição que ocorre no CCBB Brasília desde outubro de 2022, o programa educativo do centro cultural lançou, em dezembro, dois episódios de podcast sobre o movimento armorial.

Programa de mediação cultural, o CCBB Educativo busca aproximar visitantes do CCBB de exposições em cartaz e da arte presente, por meio de programação interativa e lúdica. Desde outubro, o centro cultural dá espaço à mostra Movimento Armorial 50 anos, que fica exposta até domingo (15/1) e relembra o movimento de valorização da arte popular nordestina criado e liderado pelo escritor Ariano Suassuna na década de 1970.

Lançado no dia 2 de dezembro 2022, o primeiro episódio do podcast aborda a história da onça Caetana, personagem que representa a morte na obra de Suassuna, e as histórias de duas mulheres do cangaço. Os apresentadores, mediadores do CCBB Educativo, revelam a história por trás das obras e apresentam músicas que ilustram o tema. Ao fim, há ainda a Hora da receita, em que se ensina a preparar cuscuz nordestino.

O segundo episódio, lançado no dia 21 de dezembro, traz dois contos: A onça e o bode e A mula e o saci. Repletas de músicas e com linguagem coloquial inspirada em cordel, as histórias trazem elementos da cultura popular nordestina e são complementadas por laboratório musical inspirado por ritmos populares brasileiros: a oficina ensina o ouvinte a produzir música a partir de sons corporais, como diferentes tipos de palmas. Na Hora da receita, os apresentadores ensinam a fazer canjica, ou mungunzá.

Com apoio do Ministério do Turismo e do Banco do Brasil, o podcast conta com dois episódios, de 15 e 26 minutos respectivamente, e está disponível no Spotify.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.