Jornal Correio Braziliense

Streaming

Série sobre tutela de Britney Spears mostra dois lados da disputa

Produção da HBO Max estreia nesta terça-feira (10/1) e traz depoimentos contrários e favoráveis à polêmica judicial que tirou a liberdade da cantora por 13 anos

Estreia nesta terça-feira (10/1), no HBO Max, série documental sobre batalha judicial envolvendo a tutela da cantora estadunidense Britney Spears. Jamie vs Britney: o julgamento da família Spears é dividida em duas partes que trazem depoimentos sobre os dois lados da disputa que colocou fãs da artista contra o pai dela durante 13 anos.

A história começa em 2008, quando Britney, aos 27 anos, passou a estar sob tutela do pai, Jamie Spears, a partir de decisão judicial. Com isso, ele passou a ser responsável legal pela gestão do patrimônio financeiro da cantora e por decisões relativas à vida pessoal dela.

A partir de 2009, o movimento #FreeBritney, criado por fãs com o objetivo de fazer pressão para que a artista fosse liberada desse controle, tomou redes sociais e manchetes ao redor do mundo. Hashtag e protestos ganharam mais força em 2020 e 2021, quando, finalmente, Britney foi liberada, em novembro, 13 anos depois.

“Sinceramente, meu pai precisa ser preso pelo resto da vida”, diz a cantora em áudio vazado em 2022, que figura em trailer lançado na última sexta-feira (6/1).

 

Britney Spears começou a carreira na infância, no teatro, e, aos 17 anos, lançou o primeiro single, … Baby one more time, um dos mais populares da artista até hoje. Depois de diversos sucessos, milhões de cópias vendidas e muito assédio de papparazzi, Britney atingiu um nível alto de estresse que a fez ter um breakdown público, em 2007 — o que, dentre outros acontecimentos, facilitou a aprovação do pedido de tutela feito pelo pai no ano seguinte.

De acordo com testemunhas, Jamie Spears era abusivo e controlador para com e filha, e, depois da concessão de tutela, o caso não deixou de ser polêmica até ser resolvido, em 2021.

Jamie vs Britney traz, em um episódio, depoimentos de pessoas que defendem os atos do pai — afirmando que ele não teve escolha ou que queria apenas proteger a filha — e, no outro, de pessoas que o condenam, devido a todo o histórico abusivo para com ela. Uma comentarista jurídica, um representante de bens e patrimônio da família, um biógrafo da cantora e até uma professora dela são alguns dos depoentes que aparecem no trailer.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.