A cantora britânica Adele revelou durante apresentação da residência de shows Weekends With Adele no The Colosseum, em Las Vegas, sofrer de dores crônicas na coluna há quase duas décadas e que, inclusive, estava com dificuldade de andar.
"Tenho cambaleado ultimamente porque tenho uma dor ciática muito forte", disse Adele durante o show em vídeo publicado por um fã no TikTok.
Em novembro de 2021, em entrevista à revista britânica The Face, Adele relatou como os problemas na coluna impactam o dia a dia. A cantora teve a primeira hérnia aos 15 anos e outra em janeiro do ano passado, que piorou após o parto do filho. Ela contou, no entanto, que perder peso ajudou a amenizar as dores.
Saiba Mais
"Eu tenho dores nas costas por, tipo, metade da minha vida, na verdade. Ela se inflama, normalmente devido ao estresse ou a uma postura estúpida. Mas onde eu tenho minha barriga forte, lá embaixo, o que eu nunca tive antes, minhas costas não doem tanto. Isso significa que posso fazer mais, posso correr um pouco mais com meu filho", afirmou.
O neurocirurgião especialista em coluna e dor no hospital Sírio Libanês Henrique Lira explica que situações como da cantora Adele, de dor lombar associada a hérnia de disco, assim como dores no nervo ciático, são causas muito comuns de procura dos pacientes ao consultório médico.
"Hérnia de disco e dores lombares são resultados de uma série de fatores que resultam no desgaste da coluna vertebral, dos elementos de sustentação da mesma, especialmente a musculatura paravertebral, musculatura da região lombar, dos glúteos e do abdômen, assim como desgastes do nervo ciático, o nervo que sai da coluna lombar e que vai inervar a perna", explica.
O médico pontua que medidas como fortalecimento muscular, atividade física, controle de peso, controle ergonômico postural, inclusive na hora de dormir, mas principalmente nas atividades profissionais e nas atividades cotidianas, são muito importantes para a prevenção e tratamento dessas dores, além de tratamentos farmacológicos ou eventualmente tratamento cirúrgico.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.