A harmonia de uma amizade entre uma enfermeira ingênua, criada no interior, e um bebezinho, é posta em xeque na trama do filme que abre a programação do Uh la lá! Festival de Filmes e Animações Francófonas, estendido até 29 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil. O filme chamado Béccassine!, produzido em 2017, será mostrado às 15h, no cinema do CCBB. Ator de filmes como Chocolate, o também produtor e cineasta Bruno Podalydès assina a fita. Sempre exibido entre terça e domingo, o festival, que tem caráter gratuito, trará 48 sessões de filmes legendados e criados em 10 países, entre os quais França, Bélgica, Dinamarca, Noruega e Suécia. Nove longas-metragens e duas séries de curtas-metragens compõem a grade do Uh la lá!.
Bastante diversificados, os títulos trazem apelo até mesmo adulto, como é o caso de Funan, atração desta quarta-feira (4/1), às 15h. Produzido há cinco anos, o longa examina efeitos perversos da revolução promovida pelo Khmer Vermelho, em meados dos anos de 1970, no Camboja.
A maternidade também é um dos temas no bloco das seis tramas que integram Tales of Africa (domingo, às 14h), filme de Djilali Beskri que ainda explora figuras como caçadores, bruxas e lutadores. Uma jornada inesperada, entre um reino comandado por macacos, é destrinchada em A viagem do príncipe (2019), com exibição prevista para as 14h de sexta-feira (6/1). Também seguindo uma linha bastante fantasiosa, o longa de Joann Sfar O pequeno vampiro (2020), atração de sábado, às 14h, acompanha a quebra de um martírio para um vampiro, por mais de três séculos, entediado numa redoma que envolve a vida dele.
Um amigo canino e uma assustada avó dão as caras em As bicicletas de Belleville (2003), estrelado pelo garoto Champion, que se torna exímio ciclista. Ambientado, em parte, no circuito ciclístico do Tour de France, o longa trata de uma competição de pedaladas que descamba para um sequestro. O longa competiu ao Oscar de melhor animação.