Cinema

Documentário 'O cinema segundo Vladimir Carvalho' será exibido no Cine Brasília

A exibição do longa celebra os 88 anos do cineasta paraibano-brasiliense, um dos mais importantes do cinema brasileiro

Maria Clara Britto*
postado em 31/01/2023 06:26 / atualizado em 31/01/2023 06:30
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Hoje, às 18h30, será exibido, no Cine Brasília o filme documentário O cinema segundo Vladimir Carvalho, de Maria Maia. A exibição do longa  celebra os 88 anos do cineasta paraibano-brasiliense, um dos mais importantes do cinema brasileiro. O documentário aborda a vida do diretor e conta como é o cinema segundo Vladimir Carvalho. O nome é um jogo de palavras com um dos trabalhos do diretor, O evangelho segundo Teotônio (1984).

Ao Correio, a diretora Maria Maia explica que havia muito material da vida do diretor. "O filme se tornou um processo de ligar a vida pessoal do Vladimir desde a infância assistindo os filmes, a vida intelectual e de cineasta", diz. O documentário tem depoimentos de Gilberto Gil, Orlando Senna, Sérgio Moriconi, Walter Carvalho (irmão do Vladimir), entre outros.

Ela conta a história do diretor sempre em conexão com o cinema. "O filme só não mostra os últimos dois filmes do Vladimir. Então, apresenta desde quando ele foi assistente de Linduarte Noronha no filme Aruanda, até a própria carreira dele. A diretora também evoca a infância do Vladimir. "Tudo começou na infância, quando ele assistia filmes na Paraíba." O pai do diretor era muito interessado por cinema. "Era uma vida culturalmente muito rica", conta. Na época em Itabaiana, Paraíba, o trem passava pela cidade e deixava o filme que passaria no cinema. Um dos filmes favoritos de Vladimir na época era Cavalo de Ferro, "Filme que tem a coisa do trem, do entroncamento ferroviário, que traz o progresso e as referências cinematográficas pro Vladimir menino", expôs.

Quando pré-adolescente, o cineasta escreveu uma crônica sobre os cantadores de feira, o Inácio da Caatingueira, para o jornal O Balão. "Ele já estava ligado na história, em toda a cultura brasileira que existia na época. Vladimir desde criança foi sempre muito atento", conta a diretora.

"O Vladimir está sempre realizando, construindo, levando o cinema para frente. Fazendo filmes belíssimos que narram a vida do povo brasileiro nas mais diferentes facetas. É a memória viva do cinema", destaca Maria Maia.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco


O cinema segundo Vladimir Carvalho

Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107, Brasília). Dia 31 de janeiro, às 18h30. Entrada gratuita. Classificação indicativa: Livre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE