Cultura no DF

Núcleo Bandeirante é celebrado em mostra de filmes no Cine Brasília

Curta ‘Cidade livre’ estreia ao lado de sessão da ficção documental restaurada ‘A história do Núcleo Bandeirante’. Entrada é franca e evento será transmitido via Youtube

Correio Braziliense
postado em 26/01/2023 12:33 / atualizado em 26/01/2023 15:19
 (crédito: Reprodução 'Cidade Livre'/Divulgação)
(crédito: Reprodução 'Cidade Livre'/Divulgação)

No dia 9 de fevereiro, o Cine Brasília apresenta, a partir das 19h30, quatro sessões gratuitas de dois filmes produzidos no Núcleo Bandeirante. Esta é a primeira edição da Mostra show Brasília nasceu, que tem por objetivo valorizar e promover a produção cultural do Distrito Federal por meio do cinema. As sessões também serão transmitidas ao vivo pelo Youtube.

A 1ª Mostra show Brasília nasceu foca no fortalecimento da identidade social e da memória coletiva do DF por meio de abordagem e promoção de patrimônio histórico e cultural da cidade. A intenção é que produções audiovisuais que agreguem esses pontos sejam exibidas para a população de forma gratuita. Durante o evento de exibição, que acontece no dia 9 de fevereiro, uma quinta-feira, estarão expostas também imagens do Arquivo Público do DF, Núcleo Bandeirante e Candangolândia, além de haver participação especial de pioneiros.

A primeira sessão, às 19h30, será uma homenagem a pioneiros com apresentação dos atores Lino Ribeiro e Paula Passos. Às 20h45, a cineasta Maria Coeli se faz presente na ficção documental A história do Núcleo Bandeirante, restaurada para a ocasião. Bernardo Sayão, idealizador do núcleo comercial provisório que formou o Núcleo Bandeirante, é interpretado pelo próprio filho nesta produção, que conta com imagens de acervo.

O curta-metragem Cidade livre, de Fabricio Cezar, terá duas sessões de estreia, uma às 20h30 e outra às 21h30. A produção, de 16 minutos, mistura a história do personagem Bernardo à história do Núcleo Bandeirante, em meio a delírios, choques de realidade e luta do bem contra o mal. O ator Lino Passos, que apresenta a mostra, interpretou três papéis no curta.

“A intenção foi produzir uma obra impactante a partir de um conflito inusitado para levar o público a refletir sobre questões sociais, pessoais, culturais e históricas”, afirma Cezar, diretor de Cidade livre, em material de divulgação. “Ter o Núcleo Bandeirante como pano de fundo para esse drama foi a forma artística de contribuir para o amadurecimento da memória coletiva da cidade, resgatando elementos, pessoas e fatos de Brasília numa ficção fora do lugar-comum.”

As duas produções foram selecionadas devido à ligação com o Núcleo Bandeirante, cidade escolhida para ser celebrada na primeira edição da mostra, e com o nascimento de Brasília.

Serviço

1ª Mostra show Brasília nasceu
Cine Brasília (EQS 106/107). Quinta-feira, 9 de fevereiro, a partir das 19h30. Entrada franca e transmissão simultânea pelo Youtube.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE