Corpo de Fernando Duarte será velado no Cine Brasília

O velório acontecerá na sexta-feira (27/1), das 10h às 13h. O fotógrafo morreu na tarde de terça-feira (24/1)

Maria Clara Britto*
postado em 25/01/2023 18:29
 (crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press)

Nesta terça-feira (24/1) morreu um dos grandes especialistas da imagem no cinema brasileiro, o diretor de fotografia Fernando Duarte aos 88 anos. Ele estava internado no Hospital Brasília onde tratava de uma infecção pulmonar. O Cine Brasília, conhecido como “a casa do cinema brasileiro”, acolhe o velório deste artista de alcance nacional, nesta sexta-feira (27/1), das 10h às 13h.

Em nota, Bartolomeu Rodrigues, Secretário de Cultura e Economia Criativa do GDF, lamenta: "Um dos maiores nomes da fotografia no cinema brasileiro, Fernando Duarte fará muita falta, principalmente nesta era de retomada da produção nacional".

Fernando Duarte era conhecido como o gênio da luz por gostar de trabalhar com a luz natural e contrastes fortes. Carioca nascido dia 16 de outubro de 1934 trabalhou como diretor de fotografia em diversos filmes como Maranhão 66 (1966), de Glauber Rocha, Os doces bárbaros (1976), de Jom Tob Azulay e Barra pesada (1977), de Reginaldo Faria, entre outros.

O fotógrafo iniciou a carreira como assistente de câmera, em 1962, no seriado Cinco vezes favela. Seu primeiro trabalho como diretor de fotografia foi em 1963 para Ganga zumba, o rei dos palmares, de Carlos Diegues . Durante as filmagens de A vida provisória se estabeleceu em Brasília, onde foi professor da Universidade de Brasília (UnB). Lecionou no curso de cinema, ao lado do cineasta Vladimir Carvalho, juntos trabalharam no documentário Vestibular 70.

*Estagiária sob a supervisão de Pedro Ibarra

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE