Nesta quarta-feira (25/1), o violeiro Roberto Corrêa apresenta o Concerto para vaca e boi, às 20h, no Teatro Levino de Alcântara, em Brasília. O show faz parte dos eventos de apresentação do novo disco, tem entrada gratuita e faz parte da programação do 44º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA).
A apresentação traz o encontro das violas brasileiras, instrumentos regionais, com a viola da gamba. Vindas de tempos antigos, essas duas culturas musicais distintas dialogam no trabalho autoral e contemporâneo do violeiro. Além disso, o disco é fruto de uma bagagem musical de 45 anos de carreira e 20 álbuns.
O 20° álbum da carreira do artista traz 12 composições feitas para cada uma das seis violas brasileiras (viola repentista, viola de buriti, viola caiçara, viola machete baiana, viola de cocho e viola caipira) em duo com a viola da gamba. Essa é a primeira vez que o violeiro trabalha com esse instrumento. “De certa forma, a sonoridade da viola da gamba baixo lembra o mugido do boi e da vaca e me traz lembranças de um passado saudoso”, afirma Corrêa, em nota.
O álbum também conta com o convidado especial Gustavo Freccia, cantor e gambista, professor da Escola de Música de Brasília. “Essa mistura da viola da gamba com instrumentos tradicionais brasileiros é muito rica e interessante. São timbres que se casam e formam uma combinação de sonoridades particular e inexplorada”, afirma Freccia, em nota.
Serviço
Roberto Corrêa e as Violas Brasileiras
Nesta quarta-feira (25/1), às 20h, no Teatro Levino de Alcântara (Escola de Música de Brasília, 602 sul). Entrada gratuita.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.