Trending

Rolling Stones lançam trends e publicam entrevistas antigas no TikTok

Banda e vocalista criaram perfis na rede social, juntando-se ao guitarrista Keith Richards, que está na plataforma desde 2021. Trechos de entrevistas de Richards e Jagger foram publicados nesta sexta-feira (20/1)

Lara Perpétuo*
postado em 20/01/2023 13:41 / atualizado em 20/01/2023 13:41
 (crédito: STAN HONDA / AFP)
(crédito: STAN HONDA / AFP)

Uma das bandas de rock mais clássicas do mundo ainda na ativa, os Rolling Stones se renderam à modernidade dos vídeos de consumo rápido do TikTok. O grupo postou o primeiro vídeo na plataforma nesta quinta-feira (19/1) e já possui mais de 870 mil curtidas na rede social. Nesta sexta (20/1), foram publicados dois trechos de entrevistas antigas, uma com Keith Richards e outra com Mick Jagger, que também possuem contas individuais no aplicativo.

Na última quinta-feira (19/1), os membros do Rolling Stones foram introduzidos à rede social de vídeos TikTok, popular entre pessoas de todas as idades. Além de criar um perfil com nome da banda, que já possui mais de 170 mil seguidores e 870 mil curtidas, todo o catálogo de músicas do grupo agora pode ser acessado e utilizado por criadores de conteúdo na plataforma. O vocalista, Mick Jagger, também criou uma conta pessoal.

Recém-chegada, a banda parece estar bem familiarizada com o funcionamento do aplicativo: em vídeos fixados no perfil, são propostos desafios, ou, para usar a linguagem da plataforma, são criadas as chamadas trends, para que outros usuários da rede social interajam com as publicações, ao som, é claro, do repertório sugerido pelos vídeos originais. Em um deles, ao som da música Start me up, de 1981, a legenda convida: “Hora de dançar como os Stones… vamos compartilhar algumas das criações de vocês. Mostre para a gente nas [hashtags] #TheRollingStones #MickJagger #KeithRichards”. Em outro, ao som de It’s only rock ‘n’ roll (but I like it), o grupo, conhecido pelo estilo extravagante, chama os criadores do TikTok a se vestirem como eles e publicarem os looks no aplicativo.

@therollingstones Time to dress like the Stones… we’ll be sharing some of your creations. Show us at #TheRollingStones ? It's Only Rock'n'Roll (But I Like It) - The Rolling Stones

Com mais de 330 mil curtidas e mais de 14 milhões de visualizações, a publicação de mais sucesso no perfil da banda até agora é um trecho do videoclipe da música Angie, de 1973, que lança mais uma trend: “É hora de fazer covers, remixes e transformar suas faixas favoritas dos Stones”. Na legenda, ainda são acrescentados “solos de guitarra, mashups… qualquer coisa vale”, junto à promessa: “Vamos escutar”.

Em outro vídeo, filmado na Dinamarca em 1963 — um ano depois da apresentação de estreia da banda, que aconteceu em 1962, em Londres — e dono de quase 190 mil curtidas em menos de 24 horas em 2023, os membros se apresentam, ainda jovens, no início da carreira: “Sou Charlie Watts, sou o baterista”, “sou Brian Jones, sou guitarrista e tocador de gaita”, “Keith Richards, guitarra”, “Mick Jagger, eu canto… canções”, “Bill Wyman, toco baixo”.

@therollingstones The Rolling Stones, Denmark, 1963. #TheRollingStones ? original sound - The Rolling Stones

Nesta sexta-feira (20/1), mais dois vídeos foram publicados: desta vez, trechos de entrevistas. A de Keith Richards, publicada mais cedo, foi filmada em 1981. Ele conta sobre quando tirou o companheiro de banda Mick Jagger da cadeia: “Apresentando… #Keísmos”, anuncia a legenda. “Estou de olho em Mick, eu não sei onde esse garoto vai parar”, conta o guitarrista. “É tipo um instinto meio que automático, sabe… Eu protejo meu homem.” O guitarrista ainda confessa que, devido ao ocorrido, Jagger devia US$ 200 dólares ao vocalista.

Já a entrevista de Mick revela o vocalista em 1965, contando sobre como, estando há dois anos junto à banda no ramo musical, via o futuro do grupo. “Eu nunca pensei que estaria fazendo isso nem por dois anos. Sabe, quando começamos, eu nunca pensei que nós seríamos muito grandes, de qualquer forma”, admite. “E então estamos gravando discos por dois anos e todo mundo ainda anda por aí nos definindo como um grupo relativamente novo, sabe. E eu não sei, de verdade, eu acho que estamos relativamente muito bem estabelecidos por, pelo menos, outro ano.”

@therollingstones @Mick Jagger, 1965. #MickJagger #TheRollingStones ? original sound - The Rolling Stones

Seguindo o exemplo de Keith Richards, que o protegia e já possui uma conta no TikTok desde 2021, o frontman Mick Jagger também criou uma conta individual na plataforma. Dançando e dublando a si mesmo ao som de Sympathy for the devil, ele anuncia, em vídeo de estreia: “Olá, TikTok. Adentramos o mundo de vocês. Vocês podem nos seguir nas [contas] @therollingstones e @jagger. Estou muito animado para ver o que vocês criaram com a nossa música”.

@jagger Hello Tik Tok ! Follow & create @The Rolling Stones … Also check out our guest playlist on the sounds page or at the link in bio for all the hits… #therollingstones ? Sympathy For The Devil - The Rolling Stones

Os usuários do TikTok ainda podem acessar uma playlist exclusiva com 44 músicas selecionadas pela própria banda. Antes da chegada da banda ao aplicativo, as hashtags #TheRollingStones e #RollingStones tinham, juntas, mais de 500 milhões de visualizações.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE