Os Trapalhões

‘Por trás das câmeras’: biógrafo lança livro sobre os Trapalhões

Obra é entrevista com diretor, roteirista e produtor de filmes do quarteto de comédia mais famoso do país

Correio Braziliense
postado em 10/01/2023 10:31 / atualizado em 10/01/2023 10:31
 (crédito: Europa Filmes/Divulgação)
(crédito: Europa Filmes/Divulgação)

O livro A noite americana dos Trapalhões: por trás das câmeras, lançado em dezembro de forma independente, narra a rotina e os bastidores de um dos maiores grupos de comédia do Brasil. Autor da obra e biógrafo dos Trapalhões, Rafael Spaca entrevista Vitor Lustosa, diretor, roteirista e produtor de diversos filmes da turma mais famosa do país.

Lustosa responde a questões de Spaca sobre obra e carreira dentro do cinema dos Trapalhões. Assim, revelam-se detalhes de concepção, produção, roteiro, bastidores e relação com o quarteto composto por Didi (Renato Aragão), Dedé (Manfried Sant’Anna), Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) e Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves).

A partir das histórias e evolução do grupo, faz-se uma viagem pela história do cinema. “Num bate-papo leve, investigativo e profundo Vitor revela toda a mecânica fílmica do grupo, explicando a respeito do financiamento, bastidores de produção e muitas histórias que os fãs irão se deleitar”, promete material de divulgação.

Os Trapalhões foram um dos grupos de comédia de maior sucesso no Brasil e no mundo. O livro-entrevista contra com depoimento de um dos comediantes que incorporaram o quarteto: Manfried Sant’Anna, o Dedé, fala sobre relação de parceria com o entrevistado. Lustosa codirigiu diversos filmes do grupo, como Os Trapalhões e as minas do rei Salomão.

Além de escritor, Spaca é radialista, documentarista e estuda os Trapalhões há algum tempo, sempre apresentando ao público as verdades por trás do quarteto. Ele lançou os livros O cinema dos Trapalhões, por quem fez e por quem viu, pela Editora Laços, e As HQs dos Trapalhões, pela Editora Estronho. O documentário Trapalhadas sem fim está em produção desde 2018 e, segundo divulgação, vem sofrendo tentativas de boicote de Renato Aragão.

Em novembro de 2022, o ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel dos Trapalhões, morreu aos 84 anos em decorrência de um câncer. No fim de dezembro, aos 87 anos, Renato Aragão, o Didi, recebeu alta após internação por acidente isquêmico transitório.

Serviço

A noite americana dos Trapalhões
Rafael Spaca. Publicação independente, 326 p. R$ 86,90.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE