Famosos

Entenda problema na coluna de Adele que a fez cambalear em show

A cantora Adele revelou durante show nos EUA sofrer de dores crônicas na coluna há quase duas décadas e que, inclusive, estava com dificuldade de andar

Correio Braziliense
postado em 06/01/2023 16:16 / atualizado em 11/07/2023 14:30
 British singer Adele Laurie Blue Adkins aka Adele poses on the red carpet upon her arrival for the BRIT Awards 2022 in London on February 8, 2022. RESTRICTED TO EDITORIAL USE ? NO POSTERS ? NO MERCHANDISE? NO USE IN PUBLICATIONS DEVOTED TO ARTISTS
 (Photo by Niklas HALLE'N / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE ? NO POSTERS ? NO MERCHANDISE? NO USE IN PUBLICATIONS DEVOTED TO ARTISTS

       -  (crédito: Niklas HALLE'N / AFP)
British singer Adele Laurie Blue Adkins aka Adele poses on the red carpet upon her arrival for the BRIT Awards 2022 in London on February 8, 2022. RESTRICTED TO EDITORIAL USE ? NO POSTERS ? NO MERCHANDISE? NO USE IN PUBLICATIONS DEVOTED TO ARTISTS (Photo by Niklas HALLE'N / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE ? NO POSTERS ? NO MERCHANDISE? NO USE IN PUBLICATIONS DEVOTED TO ARTISTS - (crédito: Niklas HALLE'N / AFP)

A cantora britânica Adele revelou durante apresentação da residência de shows Weekends With Adele no The Colosseum, em Las Vegas, sofrer de dores crônicas na coluna há quase duas décadas e que, inclusive, estava com dificuldade de andar.

"Tenho cambaleado ultimamente porque tenho uma dor ciática muito forte", disse Adele durante o show em vídeo publicado por um fã no TikTok.

Em novembro de 2021, em entrevista à revista britânica The Face, Adele relatou como os problemas na coluna impactam o dia a dia. A cantora teve a primeira hérnia aos 15 anos e outra em janeiro do ano passado, que piorou após o parto do filho. Ela contou, no entanto, que perder peso ajudou a amenizar as dores.

"Eu tenho dores nas costas por, tipo, metade da minha vida, na verdade. Ela se inflama, normalmente devido ao estresse ou a uma postura estúpida. Mas onde eu tenho minha barriga forte, lá embaixo, o que eu nunca tive antes, minhas costas não doem tanto. Isso significa que posso fazer mais, posso correr um pouco mais com meu filho", afirmou.

O neurocirurgião especialista em coluna e dor no hospital Sírio Libanês Henrique Lira explica que situações como da cantora Adele, de dor lombar associada a hérnia de disco, assim como dores no nervo ciático, são causas muito comuns de procura dos pacientes ao consultório médico.

"Hérnia de disco e dores lombares são resultados de uma série de fatores que resultam no desgaste da coluna vertebral, dos elementos de sustentação da mesma, especialmente a musculatura paravertebral, musculatura da região lombar, dos glúteos e do abdômen, assim como desgastes do nervo ciático, o nervo que sai da coluna lombar e que vai inervar a perna", explica.

O médico pontua que medidas como fortalecimento muscular, atividade física, controle de peso, controle ergonômico postural, inclusive na hora de dormir, mas principalmente nas atividades profissionais e nas atividades cotidianas, são muito importantes para a prevenção e tratamento dessas dores, além de tratamentos farmacológicos ou eventualmente tratamento cirúrgico.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação