A filósofa Mônica Sydow Hummel lançou o livro Ensaios profanos em dezembro de 2022. Pós-graduada em filosofia, a autora propõe reflexão sobre o pensamento humano a partir de obras clássicas de nomes como Shakespeare, Lima Barreto e Mário de Andrade.
Lançado pela Tachion Editora, o livro traz cinco ensaios a partir de obras de arte. Dão mote às reflexões: O mercador de Veneza, de William Shakespeare; Diário do hospício, de Lima Barreto; Macunaíma, de Mário de Andrade; e Morte em Veneza, de Thomas Mann. Além dessas, pinturas de Caravaggio complementam o pensamento da autora sobre a vida humana.
A sinopse promete “reflexão criativa sobre a experiência real e a singularidade nas múltiplas realidades que compõem a existência humana, com suas tensões, desejos, frustrações, alegrias, deslumbramentos, amores e necessidades”. Os ensaios buscam ampliar a capacidade do leitor de compreender problemas da vida, sensibilidade e beleza, a partir de pensamento crítico.
Com graduação e pós-graduação em filosofia pela PUC de São Paulo, Mônica Sydow Hummel atua há mais de 20 anos na área de formação de professores. Durante a carreira, foi professora universitária, estudou em Paris e trabalhou em várias Secretarias de Educação do estado de São Paulo.
Além de Ensaios profanos, Hummel lançou em 2007, pela editora Loyola, o livro Testemunhos de mim: professora — que avalia, a partir da própria rotina da autora como docente, métodos de ensino, anseios e dificuldades da profissão. O objetivo é fazer com que professores e educadores reflitam posturas, dentro e fora da escola, a fim de despertar interesse genuíno de estudantes pelo aprendizado por meio de novos tipos de abordagem.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Jeremy Renner já interpretou o canibal Jeffrey Dahmer em filme de 2002
- Diversão e Arte Gringos zoam álbum 'Clube da Esquina' nas redes sociais
- Diversão e Arte Vocalista de grupo de pagode sofre infarto durante show no Rio
- Diversão e Arte Claudia Ohana atualiza estado de saúde da filha internada
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.