O filme Cidadão Brazza será exibido pela primeira vez na televisão, nesta quarta-feira (4/1), às 22 h, pela UnBTV, no canal 15 NET/Claro Brasília e no site unbtv.unb.br. O longa-metragem dirigido por Péterson Paim é um dossiê da vida e da obra do cineasta do Gama (DF) Afonso Brazza, também conhecido como "Rambo do Cerrado". A película compila depoimentos de amigos e colaboradores de Brazza, além de diretores de cinema e estudiosos. As falas se intercalam com remakes de cenas que ele produziu na carreira.
Péterson Paim conheceu o trabalho de Brazza por acaso, ao se deparar com um dos filmes dele em uma locadora de vídeo. Não muito depois, foi cativado pela autenticidade do cineasta gamense. "O cinema dele era muito espontâneo, por isso muita gente gosta, acha engraçado", conta Paim. Na época, Brazza conciliava a sétima arte com a profissão de bombeiro e filmava com pouquíssimo ou nenhum orçamento. A baixa qualidade da gravação e dos efeitos especiais renderam à filmografia a classificação de cinema "trash".
Entretanto, o cineasta bombeiro não tardou a conquistar o respeito de seus colegas de ofício. "Ele tinha a coragem de fazer cinema sem recursos", comenta Paim. O realizador do filme sobre o Rambo do Cerrado o conheceu e se aproximou dele em vida e reconhece seu impacto no meio audiovisual. "Afonso Brazza fazia filmes enquanto ninguém estava fazendo, antes da retomada do cinema brasileiro e da criação da Ancine."
Infelizmente, a preservação das películas originais do Brazza é preocupante. "Esse cuidado com a cultura tem que ser dever do Estado", argumentou Paim. "Por isso defendo a criação de uma cinemateca de Brasília, para uma manutenção apropriada do filme".
Cidadão Brazza foi lançado em 2013, em homenagem aos 10 anos da morte de Afonso Brazza, exibido e premiado no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Péterson Paim também é responsável por filmes conhecidos e premiados, como Chupa-Cabras, Game Over e Além dos Olhos.
* Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.