A escritora Djamila Ribeiro receberá o prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos por reconhecimento por seu trabalho no campo da desigualdade de gênero no Brasil, com foco nas mulheres negras.
O embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, parabenizou a indicação em sua conta no Twitter. “Essa condecoração é um reconhecimento da importância e do alcance do trabalho de Djamila na luta pelos direitos das mulheres negras no país”.
Djamila é uma das vozes mais potentes sobre feminismo negro e antirracismo no Brasil. É autora das obras “Lugar de Fala” (2017) e “Pequeno Manual Antirracista” (2019), além de atuar como colunista da “Folha de São Paulo” e na revista alemã “Der Spiegel”.
Muito feliz com o anúncio que a brasileira Djamila Ribeiro receberá no dia 1 de janeiro o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos. Essa condecoração é um reconhecimento da importância e do alcance do trabalho de Djamila na luta pelos direitos das mulheres negras no país. pic.twitter.com/VlLH9fhQQA
— Embaixador Heiko Thoms (@AmbBrasilia) December 28, 2022
A ativista é coordenadora do coletivo “Feminismos Plurais”, um espaço tem como foco mulheres negras e pessoas em situação de vulnerabilidade, que oferece acolhimento em atendimento psicológico, jurídico e profissional. A organização também fomenta debates sobre feminismo e antirracismo assim como a publicação de autores negros.
Além da brasileira, outros 14 ativistas dos Direitos Humanos de países como Irã, Síria, Bielorrússia, Sudão e Costa do Marfim serão reconhecidos pelo prêmio. A cerimônia de entrega ocorrerá neste domingo (01/01), na Embaixada da Alemanha em Brasília.
Saiba Mais
- Política Regina Duarte sobre Bolsonaro: 'Não se pode esquecer o que ele fez'
- Diversão e Arte Previsões: Perigo para Claudia Leitte, Ivete com sucesso fora dos palcos e mais
- Política Lula publica decreto que revoga acesso às armas e munições; veja o que muda
- Política Alckmin vira meme por participação na posse: 'O homem mais feliz do Brasil'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.