Música e política

Festival do Futuro leva grandes nomes da música nacional à Esplanada

Artistas dos quatro cantos do Brasil se juntam em dois palcos na Esplanada para apresentações especiais na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Pedro Ibarra
*Davi Cruz
postado em 01/01/2023 06:00 / atualizado em 01/01/2023 06:47
 (crédito: Wesley Allen)
(crédito: Wesley Allen)

A posse de um presidente da república é o início de um novo ciclo político no país. Em 2023, o Brasil vive novamente esse evento. Porém, diferentemente de anos anteriores, uma festa sem precedentes está marcada para a Esplanada do Ministérios. Mais de 60 artistas subirão em dois palcos, nomeados de Elza Soares e Gal Costa, para o Festival do Futuro, evento com shows especiais pensados para a posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As apresentações passeiam por gêneros musicais populares em todo o país, desde a MPB e o Samba, marcos da história nacional, até o tecnobrega, o piseiro e o funk, paixões mais recentes do brasileiro. Artistas como Martinho da Vila, Maria Rita, Teresa Cristina, Zélia Duncan e Leoni, Ellen Oléria, Drik Barbosa, Rael, Fioti, GOG, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Otto, Chico César, Geraldo Azevedo e Flor Gil dividem o palco em uma festa que terá ainda apresentações de Pabllo Vittar, Duda Beat, BaianaSystem, Gaby Amarantos, Kleber Lucas e Juliano Maderada com convidados especiais.

Os shows serão divididos em três etapas: pela manhã, das 10h às 13h30, retomando às 15h50 e começando em formato de festival a partir das 18h30. Os períodos sem show são reservados para os compromissos de posse do presidente. Todo o evento será transmitido nos telões dos dois palcos.

Conhecida por um show catártico, a banda BaianaSystem vai trazer ao palco Gal Costa toda a energia  concentrada na esperança de mudança na forma como o governo cuida da cultura do Brasil. "Para a gente é uma honra fazer parte de um momento histórico como esse, é um misto de sensações que todos estamos tendo. É alívio, esperança, reconstrução e fé na humanidade", afirma o guitarrista Roberto Barreto, ao Correio. "Viveremos um momento muito importante e significativo para todos nós", complementa.

Para Barreto, é o fim de um peso nos ombros dos profissionais da cultura brasileira. "A gente foi muito combatido e perseguido nos últimos tempos. Então, passado o momento de comemoração, é hora da consolidação e de um recomeço. Talvez só em 2002 para 2003 tivemos essa sensação de renovação, de um começo de ano efetivo. O 1º de janeiro de 2023 vai ter esse significado até porque lidamos com acontecimentos como a pandemia. É uma carga de emoção muito grande", avalia.

O BaianaSystem não estará sozinho no palco. A banda terá como convidada a ministra da Cultura, Margareth Menezes. "Já estava tudo certo e ensaiado para a participação dela no nosso show, só depois que veio a notícia de que ela havia aceitado o convite para ser ministra da Cultura", conta Barreto. "Fica mais marcante ainda, além de ser uma parceira, uma referência grande e uma pessoa que a gente admira muito, também estamos tocando com uma ministra", completa.

Com este fato a banda comemora um marco inédito ao se tornar o primeiro grupo a se apresentar com dois ministros da Cultura, visto que tem até um disco lançado com Gilberto Gil. "A gestão de Gil foi muito significativa e transformadora para quem lida com cultura no Brasil. O que ele fez, a forma como ele descentralizou do Sul e Sudeste e trouxe junto o Norte, Nordeste e Centro-Oeste e fez da cultura mais democrática foi muito especial", lembra Barreto, que acredita muito na gestão da ministra escolhida por Lula. "O que a cultura experimentou de fomentação e circulação com ele ficou e gerou um crescimento que foi brecado e agora será retomado por Margareth Menezes", diz. "Foi extinguido o Ministério da Cultura e agora ele volta com força. Todos nós que trabalhamos com cultura sentimos isso, foi quase o fim do nosso trabalho", conclui.

Valesca Popozuda será uma das representantes do funk na posse de Lula. A cantora diz que as expectativas para o show são as melhores possíveis e que está preparando uma apresentação contagiante para agitar o público. "A emoção vai pegar todos os presentes", brinca. "Não tem como não se emocionar."

A funkeira comenta a responsabilidade de trazer animação e representatividade no momento em que o país vive uma mudança de cenário. "Sinto que estou ali representando a voz das mulheres, das mães, dos moradores de comunidades. E sou da favela, estou ali representando o povo. Quero levar alegria e diversão para esse momento de comemoração, representando o funk e colocando todo mundo para dançar", declara.

Popozuda fala sobre o sentimento e a importância de dividir o palco com diversos artistas: "Eu estou super honrada. Poder levar a voz das mulheres, a voz das comunidades e representar o funk em um momento tão único como esse, não tem explicação, é muita emoção. Vamos fazer história." A artista diz ainda que  espera "um Brasil justo para todos, com a saúde e educação recebendo atenção máxima".

Outra que terá show com convidados é Duda Beat. No palco, ela recebe Zé Ibarra, Luedji Luna, Doralyce e Almério para uma celebração que classifica como "esperança". "Cantar em um evento que certamente entrará para a história nacional é só motivo de alegria e gratidão. A convicção de que lutamos juntos do lado certo da história, que defende o progresso e equidade, só me dá mais esperança para continuar e torcer para a melhora do nosso país, com um governante que entende as necessidades básicas do brasileiro", comenta a artista.

A cantora vê motivos de comemoração nos novos tempos e tem certeza de que o futuro será mais próspero. "Espero muito mais respeito com a classe de entretenimento. Nesta nova gestão, que possamos ver a mudança e preocupação com toda a cultura", cobra Duda, que promete dar tudo de si no palco para inaugurar o que chama de "nova era". "Neste domingo, nos apresentaremos com muita felicidade e esperança, quero colaborar com minha arte para que todos ali presentes possam voltar a sorrir com essa nova Era em nosso Brasil", finaliza.

Duas perguntas para Juliano Maderada

Responsável pelo hit Tá na hora do Jair já ir embora ao lado do músico Tiago Doidão, Juliano Maderada e banda serão uma das atrações da tarde em um tom mais descontraído logo após Lula tomar posse como o novo presidente. Ao Correio, o artista falou sobre o que preparou para um show que esperava há 4 anos.


O que você está preparando para o show?

Nós separamos algumas músicas porque é o protocolo, artista tem que cantar. Porém, o que eu quero mesmo é viver esse momento, quero estar 100% presente e preparado para o que vamos viver. É uma emoção única para mim e para os meninos também. Ainda não caiu a ficha da dimensão e importância que a a gente vai ter e tem agora. Não tenho nem como delatar como vai ser, porque acho que será uma experiência única, eu nem quero estar preparado para ela, eu quero me surpreender com isso. Vai ser muito bom e eu estou com a expectativa muito alta e muito ansioso.

Para você, Já estava na hora do Jair já ir embora?

O Jair já vai tarde, ele se manteve no poder através do orçamento secreto e de não seguir os protocolos de lista tríplice. Ele escolheu um engavetador geral para a PGR e depois, por meio do orçamento secreto, conseguiu com que Arthur Lira não aceitasse nenhum pedido de Impeachment. Um absurdo! Já era para ele ter ido embora muito antes, mas talvez se ele tivesse ido antes, a nossa música não teria feito tanto sucesso. Tudo tem seu tempo, seu momento e sua vez, mas agora é do Jair já ir embora. Eu estou muito feliz com essa música e essa realização.

 Confira a programação:

10h - Cortejo De Manifestações Populares

11h (Palco Elza Soares) - Show "Brasília de Todos os Ritmos"
Direção Geral: Dorival Brandão
Direção Musical: Alê Capone E Adriano Rocha

12h30 (Palco Gal Costa) - Show Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc E Sarah Renata

15h50 (Palco Gal Costa) - Show Juliano Maderada e Banda

18h30 (Palco Elza Soares) - Show "Futuro Ancestral"
Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho E Gog

19h40 (Palco Gal Costa) - Show "Outra Vez Cantar"
Direção Musical: Daniel Ganjaman
Participações: Alessandra Leão, Chico César E Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre E Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz E Thalma De Freitas

20h55 (Palco Elza Soares) - Show "Amanã Vai Ser Outro Dia"
Direção Musical: Itamar Assiere
Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan E Delacruz

22h50 (Palco Gal Costa) - Show Baianasystem convida: Margareth Menezes

00h10 (Palco Gal Costa) - Show Gaby Amarantos Convida: Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo

01h10 (Palco Elza Soares) - Show Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna E Zé Ibarra

02h10 (Palco Gal Costa) - Show Pabllo Vittar Convida: Lukinhas E Urias

03h10 (Palco Elza Soares) - Valesca Popozuda Convida: Mc Marks E Mc Rahell

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Cantor Juliano Maderada era compositor de jingles pró-Lula
    Cantor Juliano Maderada era compositor de jingles pró-Lula Foto: Reprodução/Youtube
  • Valesca Popozuda e Lula
    Valesca Popozuda e Lula Foto: Reprodução/Instagram
  •  2022. Crédito: Grabriela Schmidt/Divulgação. Cultura. Duda Beat retorna à Brasília com nova turnê, a partir das 23h, no Festival Luz.
    2022. Crédito: Grabriela Schmidt/Divulgação. Cultura. Duda Beat retorna à Brasília com nova turnê, a partir das 23h, no Festival Luz. Foto: Grabriela Schmidt/Divulgação

Programação completa do Festival do Futuro

10h - Cortejo De Manifestações Populares

11h (Palco Elza Soares) - Show "Brasília de Todos os Ritmos"
Direção Geral: Dorival Brandão
Direção Musical: Alê Capone E Adriano Rocha

12h30 (Palco Gal Costa) - Show Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc E Sarah Renata

15h50 (Palco Gal Costa) - Show Juliano Maderada e Banda

18h30 (Palco Elza Soares) - Show "Futuro Ancestral"
Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho E Gog

19h40 (Palco Gal Costa) - Show "Outra Vez Cantar"
Direção Musical: Daniel Ganjaman
Participações: Alessandra Leão, Chico César E Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre E Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz E Thalma De Freitas

20h55 (Palco Elza Soares) - Show "Amanã Vai Ser Outro Dia"
Direção Musical: Itamar Assiere
Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan E Delacruz

22h50 (Palco Gal Costa) - Show Baianasystem convida: Margareth Menezes

00h10 (Palco Gal Costa) - Show Gaby Amarantos Convida: Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo

01h10 (Palco Elza Soares) - Show Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna E Zé Ibarra

02h10 (Palco Gal Costa) - Show Pabllo Vittar Convida: Lukinhas E Urias

03h10 (Palco Elza Soares) - Valesca Popozuda Convida: Mc Marks E Mc Rahell

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação