Retrospectiva

Relembre os maiores destaques da música, cinema e dramaturgia de 2022

Festivais, filmes e muitas polêmicas. Em 2022, os fãs do universo musical e cinematográfico puderam acompanhar grandes lançamentos e o retorno de grandes festivais de música

Após dois anos de pandemia, os fãs da música e do mundo cinematográfico puderam voltar a prestigiar grandes festivais e lançamentos do cinema. Em 2022, o Lollapalooza e o Rock in Rio trouxeram grandes nomes da música para o retorno presencial dos eventos. 

A música brasileira ganhou grande destaque com hits da cantora Anitta, que fizeram sucesso internacional. Durante o Grammy Latino, a brasileira Liniker foi agraciada com o prêmio de "Melhor Álbum Pop Brasileiro", se tornando a primeira artista transgênero do Brasil a ganhar um Grammy Latino

Grandes produções estrearam nos streamings em 2022. Na Netflix, um dos grandes destaques foi a série baseada em um dos maiores crimes dos Estados Unidos, do serial killer Jeffrey Dahmer. Wandinha também agradou bastante o público da plataforma. Já os fãs de Game of Thrones puderam acompanhar a história da Casa Targaryen, por meio da série House of the dragon

No cinema, a Marvel lançou as sequências de Doutor Estranho, Thor e Pantera Negra. Entre os filmes de ação, A mulher rei foi um grande destaque. No mundo das aventuras, Tom Holland protagonizou Uncharted, filme que mostra a história de dois amigos que rodam o mundo em busca de um tesouro perdido. 

Relembre os demais acontecimentos que se destacaram no mundo da cultura em 2022: 

Emoções durante o Oscar 2022 

Tapas, polêmicas e muitos prêmios. A 94ª edição do Oscar premiou os maiores nomes do cinema mundial. O grande destaque de 2022 ficou com o filme No ritmo do coração, ao levar a principal categoria do evento: melhor filme. O filme Duna foi outro destaque da noite, levando grande parte dos prêmios das categorias técnicas: melhor trilha sonora, melhor som, efeitos especiais e fotografia. 

A premiação também foi marcada pelo tapa que o ator Will Smith deu no comediante Chris Rock após uma piada em relação a mulher de Will, Jada Pinkett Smith, estar careca. Após a brincadeira, a mulher fechou a cara e seu marido subiu no palco e agrediu o comediante. 

55° Festival de Brasília do Cinema

De 14 a 20 de novembro de 2022, a capital do país recebeu o 55° Festival de Brasília do Cinema. A edição contou com mais de 40 títulos de todas as regiões brasileiras e teve homenagem ao veterano realizador Jorge Bodanzky. 

Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e a OSC Amigos do Futuro, o Festival contou com quase 1.200 filmes inscritos. Em 2022, o foco do evento foi o retorno ao ambiente de exibições e a reconstrução de políticas do audiovisual brasileiro. 

Entre os premiados, A invenção do outro, longa-metragem dirigido por Bruno Jorge, ganhou o principal prêmio da noite, na Mostra Competitiva Nacional. Já Escasso, da Encruza, foi vencedor do prêmio de Melhor Curta-metragem.

Lançamentos do cinema

Luz, câmera, ação! Em 2022, os fãs do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) finalmente puderam assistir os lançamentos das aguardadas sequências de Doutor Estranho e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Misturando ação e romance, Thor: Amor e Trovão também foi outro grande destaque. 

Os espectadores também puderam apreciar o protagonismo da atriz Viola Davis em A mulher rei, filme que se passa em 1.800, onde o general Nanisca treinava um grupo de mulheres guerreiras para proteger o reino africano de um inimigo estrangeiro. 

Outros destaques do cinema em 2022 foram a comédia Sonic 2The Batman, com o ator Robert Pattinson; a volta de Top Gun: MaverickUncharted, filme de aventura baseado em videogame homônimo, com o ator Tom Holland; e Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, que contou com a brasileira Maria Fernanda Cândido no elenco principal da trama anterior a Harry Potter. 

Saiba Mais

Principais álbuns do ano 

O mundo da música definitivamente não decepcionou em 2022. Nomes brasileiros como Anitta, Ludmilla e Gloria Groove lançaram novos álbuns, levando o sucesso para além do público brasileiro. 

Motomami, da cantora espanhola Rosalía, também foi um grande destaque do ano. O projeto rendeu à cantora o principal prêmio do Grammy Latino. A rainha Beyoncé lançou o seu sétimo álbum de estúdio, intitulado Renaissance

Já o queridinho do momento, o cantor britânico Harry Styles lançou o terceiro álbum de estúdio: Harry's House. O ex-One Direction que passou pelo Brasil em sua nova turnê, gravou o álbum durante 2020 e 2021 e o projeto foi apontado como o trabalho mais introspectivo do britânico. Sempre trazendo trabalhos que agradam o público, o cantor e compositor canadense The Weeknd lançou o álbum Dawn FM

Retorno de grandes festivais 

O ano de 2022 carregou consigo o prazer do retorno de grandes festivais ao país, que estavam cancelados desde o começo da pandemia da covid-19. Depois de vários adiamentos - três no total - o Lollapalooza, realizado em março deste ano no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, contou com uma programação cheia de novidades e nomes inéditos, como a cantora e compositora Marina Sena.

Entre as atrações, os principais destaques foram o show da cantora Miley Cyrus, que recebeu Anitta em dueto do hit Boys don't cry.

A nona edição do Rock in Rio que marca, há quase quatro décadas, a história do Rio de Janeiro e do país, trouxe as emoções de sempre embaladas por artistas conhecidos do público como Guns n' Roses, Jota Quest e Iron Maiden e estreantes no festival como Justin Bieber, Post Malone, Dua Lipa e até Djavan, que se apresentaram no Palco Mundo, principal do evento.

Grammy Latino entregou 53 prêmios

A 23ª edição do Grammy Latino, principal prêmio da música latina, entregou 53 prêmios para a excelência da música cantada em línguas latinas — como português, francês e espanhol. Neste ano, a premiação foi apresentada por Anitta, ao lado de Luis Fonsi, Thalía e Laura Pausini. O disco Motomami da cantora espanhola Rosalía, levou o prêmio principal da noite: o de Álbum do Ano.

Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu na prévia, onde a brasileira Liniker ganhou o prêmio de "Melhor Álbum Pop Brasileiro" e se tornou a primeira artista transgênero brasileira a ganhar um Grammy Latino.

Saiba Mais

Octogenários da música popular brasileira

Quatro nomes da Música Popular Brasileira (MPB) completaram, em 2022, oitenta anos. São eles: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola. Todos os artistas comemoraram o octogenário ano de vida fazendo o que fazem de melhor: cantando.

Gil comemorou em turnê europeia com a família, além de ganhar série documental, exposição virtual e livro biográfico. Já Caetano fez uma live com seus filhos, Moreno, Tom e Zeca, e também com sua irmã Maria Bethânia.

Tanto Bituca quanto Paulinho fizeram uma turnê ao redor do país. Cabe salientar que, com a turnê de Milton, intitulada A última sessão de música, o cantor rodou vários países além do Brasil e se despediu das rotinas de shows.

Exposição imersiva Beyond Van Gogh

Visitada por mais de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo, a exposição imersiva Beyond Van Gogh desembarcou em terras brasileiras em 2022. Brasília foi uma das capitais a sediar a exposição internacional.

Os organizadores levantaram um enorme pavilhão no estacionamento do Park Shopping durante o período de realização do evento, de 4 de agosto a 30 de outubro de 2022. Cerca de 350 obras de Vincent Van Gogh ganharam vida ao redor de toda a instalação, livres de qualquer moldura para fluírem à vontade pelas paredes, chão e teto.

Por fim, a “versão brasileira” de Beyond Van Gogh tem o intuito de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Gayaman Visual/Divulgação - Beyond Van Gogh chega à Brasília no dia 4 de agosto e fica até 30 de outubro de 2022
Gayaman Visual/Divulgação - Beyond Van Gogh chega à Brasília no dia 4 de agosto e fica até 30 de outubro de 2022
Fotos: Gayaman Visual/Divulgação - Beyond Van Gogh chega à Brasília no dia 4 de agosto e fica até 30 de outubro de 2022

Streamings

O ano de 2022 também foi marcado por vários desfechos de seriados muito amados pelo público. Aos poucos, produções que marcaram a história recente da televisão disseram adeus. Entre eles: Peaky Blinders, Better Call Saul e This is Us apresentaram o último episódio este ano após anos no ar.

O amor de seus espectadores foram transferidos para novas séries de 2022, dentre elas a nova estreia da Netflix, Wandinha, que virou hit mundial. Ademais, neste ano teve a estreia da primeira novela do streaming brasileiro, Todas as flores, uma dramaturgia original Globoplay escrita por João Emanuel Carneiro e com Regina Casé à frente do elenco.

Outros destaques dos streamings deste ano foram: House of the Dragon; The White Lotus; Dahmer: Um Canibal Americano; Heartstopper; Enola Holmes 2; My Policeman; A Jaula; e Trem-bala.

Novela Pantanal

Os "noveleiros" tiveram uma grande surpresa em 2022: o remake da novela Pantanal. Adaptando a história original de Benedito Ruy Barbosa para a TV Manchete em 1990, Pantanal foi escrita por Bruno Luperi e contou com direção geral de Luiz Vilhamarim. 

A produção da telinha foi um dos destaques de audiência da TV Globo, atingindo 30 pontos de média na Grande São Paulo. 

Saiba Mais