Cinema

Retrospectiva no Cine Brasília traz filmes impactantes, nesta sexta (30/12)

A exposição de intimidades no âmbito social move duas produções selecionadas para a mostra ´Vá e veja´


Com programação travada pelo fim de semana que coincide com o feriado de réveillon, a mostra Vá e veja — Retrospectiva 2022, em cartaz no Cine Brasília (EQS 106/107), traz dois filmes de peso nas sessões deste sexta (30/12). Às 14h, na leva de títulos selecionados por Sérgio Moriconi, professor e curador da mostra, o destaque é o longa Paloma. Kika Sena, a atriz central, foi a primeira trans a vencer o troféu Redentor (atribuído pelo Festival do Rio). A personagem Paloma enfrenta a intolerância do povo interiorano, para a realização do sonho do casamento. O filme Paloma traz a assinatura do pernambucano Marcelo Gomes que investe em registrar rudezas do sertão em que vive Zé (Ridson Reis), companheiro da protagonista. Ela nunca se deixa marginalizar na trajetória do longa, passado em parte em Itacaré e, em outra, no Ceará.

Consagrado por prêmios como a Palma de Ouro conquistada no Festival de Cannes, em 2008, pelo longa Entre os muros da escola, o diretor francês Laurent Cantet assina a segunda atração da mostra: @arthur.rambo — Ódio nas redes (destaque às 20h desta sexta). Projetado em festivais como os de San Sebastián (Espanha) e Toronto (Canadá), o filme examina a precariedade de segurança relegada ao meio digital.

Anteriormente escondido atrás de um pseudônimo, no mundo digital, o escritor Karim D (Rabah Nait Oufella) se vê exposto. O teor das chamadas piadas que ele disseminou com homofobia e anti-semitismo traz o peso da responsabilização. Sem demora, Karim pretende recorrer ao poderia da televisão, por meio de entrevista de amplo alcance, a fim de melhorar a imagem que pode ser ainda aprimorada com o lançamento de um best-seller. Ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia).