O principal assunto de 2022 com certeza foi a corrida presidencial. A polarização que aconteceu em todo o país, também chegou ao mundinho dos famosos.
Não importa o lado, praticamente todas as celebridades e subcelebridades acabaram em algum momento se posicionando politicamente.
Com a vitória de Lula no segundo turno, grande parte dos artistas comemoraram a troca de governo. Mas, tiveram aqueles que não aceitaram a derrota de Bolsonaro.
Veja os famosos que se posicionaram politicamente nas eleições de 2022:
Xuxa
A Rainha dos Baixinhos resolveu publicar um vídeo em suas redes sociais fazendo a letra “L”, simbolo da campanha de Lula.
Angélica
No mesmo dia em que Xuxa se posicionou favorável a eleição de Lula, Angélica fez uma postagem no Twitter declarando que não votaria em Bolsonaro em 2022.
Chico Buarque
O cantor e compositor Chico Buarque sempre foi apoiador ferrenho de Lula e do PT, em 2022 não poderia ser diferente.
Anitta
Depois de não querer se posicionar em 2018, Anitta resolveu sair de cima do muro, e declarou seu apoio em Lula. Porém, durante o segundo turno, ela não comentou sobre isso, e só voltou a falar de política no dia do resultado final.
Casimiro
Um dos influenciadores com maior visibilidade em 2022, Casimiro, havia declarado que não votaria em Lula no primeiro turno, mas depois de ser envolvido em uma fake news de um dos filhos de Bolsonaro, teve que vir à público falar que votaria em Lula no segundo turno.
João Gordo
O músico e apresentador João Gordo já declarou que votou nulo, ou nem foi votar em diversas eleições. Mas, disse que iria votar em 2022, para ajudar a tirar Bolsonaro do poder. “Eu voto até no meu cachorro para que esse cara não ganhe, porque senão esse país vai cair em uma obscuridade maior do que já está”, falou.
Emicida
O rapper já havia declarado que achava a prisão do ex-presidente Lula injusta, e que votaria nele em 2022. Ainda disse que aceitaria cantar na posse.
Juliette
A campeã do BBB20 foi até as suas redes sociais com milhões de seguidores dizer que votaria em Lula, e que jamais aceitaria votar para que Bolsonaro fosse reeleito.
Marcelo Serrado
Antes um dos principais nomes contra Lula e o PT, em 2022 Marcelo Serrado mudou seu posicionamento e fez campanha para a eleição de Lula.
Luciano Huck
O apresentador do “Domingão” não declarou com todas as letras seu voto em Lula, porém, compartilhou uma foto da senadora Simone Tebet, que no segundo turno era uma das mais engajadas na campanha do petista. “Remando na mesma direção. Pela democracia, por um Brasil mais eficiente e afetivo”, escreveu na legenda.
Outros famosos também declararam apoio a candidatura de Lula para presidente nas eleições deste ano, nomes como: Pabllo Vittar, Gil do Vigor, Maria Bethania, Caetano Veloso, Iza, Manu Gavassi, Junior Lima, Lázaro Ramos, Ruth Rocha, Mano Brown, Inês Brasil, Alexandre Frota, Tico Santa Cruz, Gloria Groove, Luísa Sonza, Giovanna Lancellotti, Camila Pitanga, Alexandre Nero, Fátima Bernardes, Bruna Marquezine, Bianca Andrade, Zeca Pagodinho, Marcelo Madureira, Diogo Nogueira, Paolla Oliveira, Ludmilla, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Leandra Leal, Ney Latorraca, Grazi Massafera, Maísa, Carlinhos Maia, Antonio Tabet, Vanessa da Matta, Aline Moraes, Fábio Porchat, Felipe Neto e Fernanda Montenegro.
Neymar
O jogador da seleção brasileira sempre preferiu ficar de longe quando o assunto é política, mas em 2022 resolveu mostrar ser à favor da reeleição de Bolsonaro, e fez até vídeo dançando o jngle da campanha.
Regina Duarte
A ex-atriz que chegou a fazer parte do governo Bolsonaro, continuou o apoiando na sua tentativa frustrada de reeleição.
Robinho
O ex-jogador de futebol e condenado por estupro na Itália, quebrou o silêncio em suas redes sociais, e declarou apoio à Bolsonaro nas eleições deste ano.
Gusttavo Lima
Um dos principais nomes do sertanejo do Brasil, Gusttavo Lima, já havia demonstrado diversas vezes sua admiração por Bolsonaro, e em 2022 o apoiou novamente.
Cássia Kis
Fã de Bolsonaro, Cássia Kis, além de fazer campanha para a reeleição do político, também foi para manifestações antidemocráticas após a vitória de Lula, contestar o resultado das eleições.
Roberto Justus
O empresário e ex-apresentador sempre se mostrou ser uma pessoa de direita na política, ele que já cogitou se candidatar à presidência no passado, resolveu apoiar Bolsonaro em 2022.
Outros nomes também apoiaram Bolsonaro nas eleições deste ano. Entre eles estão: Latino, Malvino Salvador, Antonia Fontenelle, Falcão (ex-jogador), Goleiro Marcos, Ex-goleiro Bruno, Guilherme de Pádua, Nelson Piquet, Emerson FIttipaldi, Rivaldo, Lucas Moura, Nenê Hilário, Renato Gaúcho, Silvia Abravanel, Romário, Sérgio Reis, Rick, Wallace, Vitor Belfort, Humberto Martins, Zezé di Camargo, Zé Neto, Sorocaba, Bruno e Marrone, José Aldo e Leonardo.
O post Famosos que se posicionaram politicamente em 2022 foi publicado primeiro no Observatório dos Famosos.