Nesta quarta-feira (14/12), das 17h30 às 19h30, o Sebinho recebe o lançamento do livro Almanário de Pelotas: palavras, pessoas, lugares e histórias. Organizada por Ayrton Centeno, a obra aborda expressões, personagens, locais e trajetórias pelotenses.
De acordo com a orelha do livro, o Almanário de Pelotas é resultado de “acasalamento entre um almanaque e um dicionário”. O objetivo é traduzir para português bruto o refinado pelotês, “a mais discriminada e a mais rica das línguas neolatinas”. Segundo material de divulgação, o pelotês, “de acordo com renomados lexicógrafos de mesa de bar, é um dialeto formado basicamente pelas expressões mais pedantes do francês, vários vocábulos rústicos daquele simpático jargão conhecido como gauchês e mais umas pitadas do grego antediluviano”.
A obra, porém, não traz apenas definições de palavras e gírias, mas histórias de personalidades, conhecidas e anônimas, e de lugares que marcam o município do Rio Grande do Sul. Assim, é trabalho jornalístico, “com muitíssimas pitadas de humor e uma modestíssima pretensão literária”.
Almanário de Pelotas foi escrito por 14 jornalistas, dentre pelotenses residentes em Pelotas e em outros cantos do país — inclusive em Brasília. É o quarto de série de livros iniciada em 2016 que homenageia história e cultura do município.
O lançamento em Brasília vai contar com a presença dos autores Carlos Eduardo Beherensdorf, José Cruz, Klécio Santos, Lourenço Cazarré, Luiz Lanzetta e Sérgio Siqueira — que, apesar de pelotenses, residem no Distrito Federal.
Serviço
Lançamento do livro Almanário de Pelotas: palavras, pessoas, lugares e histórias (Cabrion Editora, 296 p.). Dia 14 de dezembro, quarta-feira, das 17h30 às 19h30, no Sebinho Bistrô (406 Norte, loja 44).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.