Exposição

Exposição evidencia a importância da produção artística inclusiva

A exposição é uma criação do artista visual Lucio Piantino e, por meio das obras expostas, ele demonstra a necessidade da diversidade e inclusão

A exposição Minha outra metade, do artista visual Lúcio Piantino, traz o foco em acessibilidade e diversidade e a vivência própria como artista com síndrome de Down. As obras estão disponíveis para visitação no espaço cultural Renato Russo, de terça a domingo, às 10h, e podem ser apreciadas até 8 de janeiro.

O artista traz no total 27 telas para a exposição, sendo 14 obras do acervo pessoal e outras 13 inéditas. As pinturas contam a trajetória de Lúcio Piantino como artista visual. O artista já participou de várias galerias nacionais e outras independentes. Entre 2016 e 2019, ele realizou a primeira exposição internacional da carreira em três galerias diferentes na Itália.

O foco da exposição é trazer à tona a representatividade da população com deficiência e quebrar os preconceitos existentes sobre os indivíduos que, assim como ele, possuem síndrome de Down. Durante a exposição, haverá atendimento preferencial de assistência para as pessoas com deficiência.

Em nota de divulgação sobre a importâncias das obras de Lúcio, a curadora e mãe do artista, Lurdinha Danezy, afirma: “O fato dele ser reconhecido provoca um olhar diferenciado às pessoas com deficiência e o papel dele nisso tudo encoraja outras pessoas que também foram discriminadas a não se resignaram”, diz.


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Saiba Mais