Na quarta-feira (7/12), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou abertura de inscrições para a 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior premiação do audiovisual nacional. É possível inscrever séries e longas-metragens até o dia 15 de janeiro de 2023.
São, no total, 29 prêmios e podem concorrer séries, curtas e longas-metragens produzidos por produtoras brasileiras independentes e lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022. São necessários documentos como Certificado de Produto Brasileiro emitido pela Ancine, link para trailer do filme ou para episódio da série e frames da obra que representem a categoria indicada. Além disso, a empresa responsável deve possuir registro regular na Ancine.
Longas-metragens e séries de TV podem ser inscritos, depois de leitura de regulamento, por meio de formulários disponíveis no site da Academia. Após preenchimento de formulário de inscrição, é necessário enviar documentos solicitados a e-mail especificado para que a candidatura se complete.
Curtas-metragens não terão inscrição por meio do site, mas serão pré-selecionados por associações de cinema. Eles devem ter sido exibidos em pelo menos um festival ou apresentados em sessões públicas para que possam concorrer.
No caso de longas de ficção, infantil e animação, é preciso que a produção tenha duração igual ou maior a 70 minutos e tenha sido exibida comercialmente em salas de cinema do Rio de Janeiro, de São Paulo e de pelo menos mais uma capital brasileira. Documentários devem ter 52 minutos ou mais e têm obrigatoriedade de exibição apenas nas cidades do Rio ou São Paulo. Séries de documentário, animação ou ficção devem ter sido produzidas de forma independente para TV paga ou plataforma OTT. Além disso, obras estrangeiras podem ser inscritas pelas respectivas distribuidoras locais, que podem selecionar até cinco filmes.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro premiou, nos anos anteriores, filmes como Marighella e Bacurau. A premiação de 2023 ainda não tem data nem local confirmados.
Acesse aqui o regulamento completo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.