A Academia de Dança Lúcia Toller apresenta nesta quinta-feira (1°/12), no próximo sábado (3/12) e no domingo (5/12), o espetáculo Dom Quixote, o cavaleiro sem mancha, no Teatro da Unip, na 913 Sul. A obra, considerada a comédia romântica mais amada do ballet, é baseada no romance do dramaturgo e poeta castelhano Miguel de Cervantes (1547-1616). Serão três sessões a cada dia. Além dos artistas brasilienses, a peça tem a participação de dois bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em cena, cerca de 400 bailarinos viajam até o século XVII para dar vida a versão original do livro que conta com enredo marcado por fortes traços hispânicos, heroísmo, romance e ilusão. Serão três atos. O primeiro se passa na Villa de Sevilla, onde moram os personagens Kitri e Basílio. O segundo, retrata o sonho de Dom Quixote na busca interminável por Dulcineia e o terceiro ato é o casamento de Kitri e Basílio, com as bênçãos do cavaleiro.
A diretora-geral do espetáculo, Lúcia Toller, conta que montar um ballet de repertório é uma missão desafiadora, mas nenhum obstáculo sobrepõe a emoção do trabalho pronto. “Dom Quixote é um ballet divertido, alegre e moderno. É a evolução de uma pessoa que sonha, que ama, que acredita no amor, acredita na fantasia e é tudo que o ser humano precisa. Principalmente nesse momento que a gente vive. É um ballet que bota para cima. Estamos com uma equipe muito boa, inclusive com crianças e adolescentes dançando.”
Dom Quixote moderno
Na terceira sessão, os bailarinos voltam à atualidade para interpretar uma visão moderna da obra, utilizando as danças urbanas, o jazz e o contemporâneo. “Neste momento, utilizamos as linguagens modernas de corpo e movimento para mostrar como seria o Dom Quixote nos dias atuais. Aquele cara que tenta se livrar das implicações causadas pelas novas tecnologias, pelas redes sociais para viver a cor da vida, da proximidade, do real e do afeto”, conta o professor e coreógrafo Rodrigo Mena Barreto.
10 anos sem o Teatro Nacional
Se estivesse em atividade, o espetáculo seria apresentado no Teatro Nacional, como foi por muitos anos, como recorda Lúcia Toller. “Desde 1962 a academia apresentava espetáculos no Teatro Nacional. Já não era um teatro que dava condições, mas mesmo assim, tinha a boa vontade de fazer. A arte precisa de zelo, constantemente prestando atenção para se melhorar. Mais um ano que se passa e o nosso teatro está fechado. As gerações que estão surgindo nem sabem que o teatro existiu. A continuação do trabalho que venho fazendo desde 62 é importante porque atravessam gerações, dão dança, teatro e movimento. Reacendem, até o habito de pessoas de irem ao teatro", destaca.
Programação
Quinta-feira (1/12)
17h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 1)
19h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 2)
21h - Espetáculo “O Novo Dom Quixote”
Sábado (3/12)
16h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 1)
18h30h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 2)
21h - Espetáculo “O Novo Dom Quixote”
Domingo (4/12)
16h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 1)
18h30h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 2)
21h - Espetáculo “O Novo Dom Quixote”
Serviço
1, 3 e 4 de dezembro, no Teatro da Unip (SGAS 913). Os ingressos custam R$ 100 e R$ 50 (meia) e podem ser adquiridos até sábado (3/12), na recepção da academia Lúcia Toller, na 108 sul. Mais informações através do número (61) 3443-4015.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!