Cinema

Filme do DF é selecionado para pré-estreia na Mostra de Tiradentes

‘Vermelho bruto’ é um dos sete longa-metragens a serem lançados durante a Mostra Aurora, na 26ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes

Correio Braziliense
postado em 29/12/2022 16:24 / atualizado em 29/12/2022 16:24
 (crédito: Leo Lara/Universo Produção)
(crédito: Leo Lara/Universo Produção)

A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou, na última quarta-feira (28/12), a seleção de filmes que estarão presentes na Mostra Aurora. Com curadoria de cineastas e pesquisadores do cinema, sete produções inéditas foram selecionadas para pré-estreia durante o festival. Entre elas há uma produção dde Brasília.

Os filmes selecionados para a 16ª edição da Mostra Aurora concorrem a troféu e a prêmios, de acordo com avaliação do júri. São eles: A vida são dois dias (RJ/CE), de Leonardo Mouramateus; As linhas da minha mão (MG), de João Dumans; Cervejas no escuro (PB), de Tiago A. Neves; Peixe abissal (RJ), de Rafael Saar; Solange (PR), de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten; Vermelho bruto (DF), de Amanda Devulsky; e Xamã punk (RJ), de João Maia Peixoto.

A Mostra Aurora é uma seção da Mostra de Tiradentes dedicada à apresentação de filmes que priorizam estética e narrativa. Para ser escolhida, a produção precisa ter sido feita por realizadores que tenham somente até três longa-metragens na carreira. Os filmes deste ano foram selecionados por Francis Vogner dos Reis, Lila Foster e Camila Vieira.

“Não há uma questão específica a unir os filmes, nem qualquer tipo de tendência, e sim experiências diferenciadas que se relacionam àquilo que interessa a cada realizador e também ao ambiente e ao que eles optam filmar”, diz Vogner em material de divulgação.

O longa-metragem Vermelho bruto, produzido no Distrito Federal, acompanha quatro mulheres constrangidas pela maternidade, que se tornaram mães durante a adolescência, entre 1985 e 1995. Essas mulheres enfrentaram não lutas que ocorriam do lado de fora, durante o período de redemocratização do Brasil, mas do lado de dentro do espaço doméstico em que viviam. O filme — que estreou em julho em festival de cinema da França e estreia no Brasil em janeiro com a Mostra — utiliza imagens de arquivo e imagens captadas durante a campanha presidencial de 2018, além de silêncios, tremores e paisagens. 

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um dos principais eventos de cinema do país no que diz respeito a formação, reflexão, exibição e difusão. A 26ª edição ocorre entre os dias 20 e 28 de janeiro de 2023.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação