Após dois anos de pandemia, os fãs da música e do mundo cinematográfico puderam voltar a prestigiar grandes festivais e lançamentos do cinema. Em 2022, o Lollapalooza e o Rock in Rio trouxeram grandes nomes da música para o retorno presencial dos eventos.
A música brasileira ganhou grande destaque com hits da cantora Anitta, que fizeram sucesso internacional. Durante o Grammy Latino, a brasileira Liniker foi agraciada com o prêmio de "Melhor Álbum Pop Brasileiro", se tornando a primeira artista transgênero do Brasil a ganhar um Grammy Latino.
Grandes produções estrearam nos streamings em 2022. Na Netflix, um dos grandes destaques foi a série baseada em um dos maiores crimes dos Estados Unidos, do serial killer Jeffrey Dahmer. Wandinha também agradou bastante o público da plataforma. Já os fãs de Game of Thrones puderam acompanhar a história da Casa Targaryen, por meio da série House of the dragon.
No cinema, a Marvel lançou as sequências de Doutor Estranho, Thor e Pantera Negra. Entre os filmes de ação, A mulher rei foi um grande destaque. No mundo das aventuras, Tom Holland protagonizou Uncharted, filme que mostra a história de dois amigos que rodam o mundo em busca de um tesouro perdido.
Relembre os demais acontecimentos que se destacaram no mundo da cultura em 2022:
Emoções durante o Oscar 2022
Tapas, polêmicas e muitos prêmios. A 94ª edição do Oscar premiou os maiores nomes do cinema mundial. O grande destaque de 2022 ficou com o filme No ritmo do coração, ao levar a principal categoria do evento: melhor filme. O filme Duna foi outro destaque da noite, levando grande parte dos prêmios das categorias técnicas: melhor trilha sonora, melhor som, efeitos especiais e fotografia.
A premiação também foi marcada pelo tapa que o ator Will Smith deu no comediante Chris Rock após uma piada em relação a mulher de Will, Jada Pinkett Smith, estar careca. Após a brincadeira, a mulher fechou a cara e seu marido subiu no palco e agrediu o comediante.
Aqui o exato momento da "treta" entre #WillSmith e #ChrisRock no #Oscars2022 #Oscar ???? pic.twitter.com/YMPThKNKQO
— Correio Braziliense (@correio) March 28, 2022
55° Festival de Brasília do Cinema
De 14 a 20 de novembro de 2022, a capital do país recebeu o 55° Festival de Brasília do Cinema. A edição contou com mais de 40 títulos de todas as regiões brasileiras e teve homenagem ao veterano realizador Jorge Bodanzky.
Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e a OSC Amigos do Futuro, o Festival contou com quase 1.200 filmes inscritos. Em 2022, o foco do evento foi o retorno ao ambiente de exibições e a reconstrução de políticas do audiovisual brasileiro.
Entre os premiados, A invenção do outro, longa-metragem dirigido por Bruno Jorge, ganhou o principal prêmio da noite, na Mostra Competitiva Nacional. Já Escasso, da Encruza, foi vencedor do prêmio de Melhor Curta-metragem.
Lançamentos do cinema
Luz, câmera, ação! Em 2022, os fãs do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) finalmente puderam assistir os lançamentos das aguardadas sequências de Doutor Estranho e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Misturando ação e romance, Thor: Amor e Trovão também foi outro grande destaque.
Os espectadores também puderam apreciar o protagonismo da atriz Viola Davis em A mulher rei, filme que se passa em 1.800, onde o general Nanisca treinava um grupo de mulheres guerreiras para proteger o reino africano de um inimigo estrangeiro.
Outros destaques do cinema em 2022 foram a comédia Sonic 2; The Batman, com o ator Robert Pattinson; a volta de Top Gun: Maverick; Uncharted, filme de aventura baseado em videogame homônimo, com o ator Tom Holland; e Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, que contou com a brasileira Maria Fernanda Cândido no elenco principal da trama anterior a Harry Potter.
Saiba Mais
Principais álbuns do ano
O mundo da música definitivamente não decepcionou em 2022. Nomes brasileiros como Anitta, Ludmilla e Gloria Groove lançaram novos álbuns, levando o sucesso para além do público brasileiro.
Motomami, da cantora espanhola Rosalía, também foi um grande destaque do ano. O projeto rendeu à cantora o principal prêmio do Grammy Latino. A rainha Beyoncé lançou o seu sétimo álbum de estúdio, intitulado Renaissance.
Já o queridinho do momento, o cantor britânico Harry Styles lançou o terceiro álbum de estúdio: Harry's House. O ex-One Direction que passou pelo Brasil em sua nova turnê, gravou o álbum durante 2020 e 2021 e o projeto foi apontado como o trabalho mais introspectivo do britânico. Sempre trazendo trabalhos que agradam o público, o cantor e compositor canadense The Weeknd lançou o álbum Dawn FM.
Retorno de grandes festivais
O ano de 2022 carregou consigo o prazer do retorno de grandes festivais ao país, que estavam cancelados desde o começo da pandemia da covid-19. Depois de vários adiamentos - três no total - o Lollapalooza, realizado em março deste ano no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, contou com uma programação cheia de novidades e nomes inéditos, como a cantora e compositora Marina Sena.
Entre as atrações, os principais destaques foram o show da cantora Miley Cyrus, que recebeu Anitta em dueto do hit Boys don't cry.
A nona edição do Rock in Rio que marca, há quase quatro décadas, a história do Rio de Janeiro e do país, trouxe as emoções de sempre embaladas por artistas conhecidos do público como Guns n' Roses, Jota Quest e Iron Maiden e estreantes no festival como Justin Bieber, Post Malone, Dua Lipa e até Djavan, que se apresentaram no Palco Mundo, principal do evento.
Grammy Latino entregou 53 prêmios
A 23ª edição do Grammy Latino, principal prêmio da música latina, entregou 53 prêmios para a excelência da música cantada em línguas latinas — como português, francês e espanhol. Neste ano, a premiação foi apresentada por Anitta, ao lado de Luis Fonsi, Thalía e Laura Pausini. O disco Motomami da cantora espanhola Rosalía, levou o prêmio principal da noite: o de Álbum do Ano.
Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu na prévia, onde a brasileira Liniker ganhou o prêmio de "Melhor Álbum Pop Brasileiro" e se tornou a primeira artista transgênero brasileira a ganhar um Grammy Latino.
Saiba Mais
- Brasil Cachorro pintado de rosa é flagrado no Centro de BH: 'Barbaridade'
- Mundo Por que Nova York está 'esvaziando'?
- Mundo Bento XVI está "muito doente", revela papa Francisco
- Esportes Luka Doncic faz história em vitória dos Mavericks sobre os Knicks
- Diversão e Arte MC Loma revela doença da filha de apenas três meses
- Educação básica 10 medidas emergenciais para educação que Lula deve adotar no início do mandato
Octogenários da música popular brasileira
Quatro nomes da Música Popular Brasileira (MPB) completaram, em 2022, oitenta anos. São eles: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola. Todos os artistas comemoraram o octogenário ano de vida fazendo o que fazem de melhor: cantando.
Gil comemorou em turnê europeia com a família, além de ganhar série documental, exposição virtual e livro biográfico. Já Caetano fez uma live com seus filhos, Moreno, Tom e Zeca, e também com sua irmã Maria Bethânia.
Tanto Bituca quanto Paulinho fizeram uma turnê ao redor do país. Cabe salientar que, com a turnê de Milton, intitulada A última sessão de música, o cantor rodou vários países além do Brasil e se despediu das rotinas de shows.
Exposição imersiva Beyond Van Gogh
Visitada por mais de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo, a exposição imersiva Beyond Van Gogh desembarcou em terras brasileiras em 2022. Brasília foi uma das capitais a sediar a exposição internacional.
Os organizadores levantaram um enorme pavilhão no estacionamento do Park Shopping durante o período de realização do evento, de 4 de agosto a 30 de outubro de 2022. Cerca de 350 obras de Vincent Van Gogh ganharam vida ao redor de toda a instalação, livres de qualquer moldura para fluírem à vontade pelas paredes, chão e teto.
Por fim, a “versão brasileira” de Beyond Van Gogh tem o intuito de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Streamings
O ano de 2022 também foi marcado por vários desfechos de seriados muito amados pelo público. Aos poucos, produções que marcaram a história recente da televisão disseram adeus. Entre eles: Peaky Blinders, Better Call Saul e This is Us apresentaram o último episódio este ano após anos no ar.
O amor de seus espectadores foram transferidos para novas séries de 2022, dentre elas a nova estreia da Netflix, Wandinha, que virou hit mundial. Ademais, neste ano teve a estreia da primeira novela do streaming brasileiro, Todas as flores, uma dramaturgia original Globoplay escrita por João Emanuel Carneiro e com Regina Casé à frente do elenco.
Outros destaques dos streamings deste ano foram: House of the Dragon; The White Lotus; Dahmer: Um Canibal Americano; Heartstopper; Enola Holmes 2; My Policeman; A Jaula; e Trem-bala.
Novela Pantanal
Os "noveleiros" tiveram uma grande surpresa em 2022: o remake da novela Pantanal. Adaptando a história original de Benedito Ruy Barbosa para a TV Manchete em 1990, Pantanal foi escrita por Bruno Luperi e contou com direção geral de Luiz Vilhamarim.
A produção da telinha foi um dos destaques de audiência da TV Globo, atingindo 30 pontos de média na Grande São Paulo.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Brasiliense Bell Lins é uma dos quatro finalistas do 'The Voice Brasil'
- Cidades DF Vacinação de crianças com Pfizer Baby movimenta UBS 1, na Asa Sul
- Mundo Como 2022 mostrou a importância do 'centro' político em países das Américas
- Brasil Padre Júlio Lancellotti sobre Jesus negro: 'Não adianta menino Jesus loiro'
- Diversão e Arte Pedro Scooby revela que filha Aurora precisou fazer 2 cirurgias após nascimento
- Blogs Redirect Do Mané Garrincha ao tri da Argentina: 623 dias na vida de Enzo Fernández, o meia de R$ 675 milhões - Blog Drible de Corpo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.