ACIDENTE

Chris Pratt leva picada de abelha nos olhos após 'cutucar' uma colmeia

Picadas de abelha podem trazer consequências graves à saúde e até levar à morte. Em caso de ataques, o recomendado é procurar orientação médica imediatamente

Jéssica Andrade
postado em 27/12/2022 18:24
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Chris Pratt, ator do filme Guardiões das Galáxias, levou uma picada de abelha nos olhos, após tentar manusear uma colmeia. No Instagram, o astro explicou que se inspirou em uma apicultora famosa nas redes sociais por mexer com os insetos quando uma delas “revidou” e acertou seu olho.

Nas imagens, Pratt aparece inicialmente usando óculos de sol. Depois, retira o acessório, mostra a pálpebra inchada e narra o episódio nada doce. “Então, eu tenho seguido essa senhora das abelhas no Instagram. Ela é tão legal e corajosa que vai nas colmeias e diz: ‘Elas estão muito calmas hoje. Vou usar minhas próprias mãos para vasculhar e procurar a abelha rainha’”, diz o ator ao se referir a apicultura e influenciadora Erika Thompson.

Chris contou que sentiu uma falsa sensação de segurança ao assistir os vídeos da influenciadora e pensou que também podia tocar nas abelhas. Ele revelou ainda que foi alertado por um homem que estava próximo e respondeu que aquelas abelhas “pareciam calmas”.

“E eu apenas olhei para as abelhas e então uma delas saiu e me picou no globo ocular. Então, de qualquer maneira F*da-se aquela senhora das abelhas”, desabafou o astro, ao retirar os óculos escuros.

“Espere, então você agora vai ser encanador e apicultor?! Se você deixar as abelhas para mim e outros profissionais, pode se concentrar em salvar a princesa”, reagiu Érika Thompson, fazendo referência à atuação de Chris Pratt no filme Super Mario Bros.

O risco

As picadas de abelha podem trazer consequências graves à saúde, especialmente se a pessoa atingida for alérgica ao inseto. Neste caso, a reação pode até mesmo levar à morte. Caso a pessoa não seja alérgica, apenas cuidados com o local da picada podem resolver, como colocar gelo e retirar o ferrão. No entanto, é recomendado buscar orientação médica para evitar maiores complicações. 

Nubia Vanessa, médica oftalmologista do Hospital de Olhos (CBV), alerta que os ataques de abelhas podem afetar várias partes dos olhos, incluindo o globo ocular, a córnea, e a esclerótica - parte branca do olho - e recomenda que, em caso de um acidente parecido com o do ator, o paciente procure um médico e não tente retirar o ferrão sozinho. “Se não souber fazer adequadamente, pode piorar”.

“Em qualquer acidente com abelhas, o paciente deve evitar coçar, pois, se o ferrão ficou na região, ao coçar você pode fazer o ferrão adentrar mais. Não tentar retirar para não piorar. Se for o caso, o paciente pode fazer uma compressa com gelo para diminuir a coceira, mas o ideal é procurar um médico imediatamente”, alerta.

Segundo Juliana Lasneaux, médica oftalmologista do CBV, picadas de abelhas na pálpebra, além da reação alérgica, podem evoluir para uma infecção dos tecidos e, se o ferrão ficar na córnea, ela pode até derreter. Neste caso, seria necessário um transplante de córnea.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação