NATAL

CCBB promove concertos natalinos com música popular e erudita

O projeto 'Noites de luz - Brasilidades' ocorre nesta quinta (22/12) e sexta (23/12), no CCBB. O evento conta com uma série de quatro concertos, sob a regência do maestro Cláudio Cohen

Irlam Rocha Lima
postado em 22/12/2022 14:37 / atualizado em 24/12/2022 11:59
 (crédito:  Barbara Cabral/Esp. CB)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB)

Noites de luz - Brasilidades é o nome do projeto que o Centro Cultural Banco do Brasil promove nesta quinta (22/12) e na sexta-feira (23/12), antecipando a celebração do Natal. O evento tem como atração uma série de quatro concertos, em sessões duplas, da Orquestra de Câmara de Brasília, sob a regência do maestro Cláudio Cohen. O repertório, que focaliza a música brasileira das cinco regiões do país, reúne canções populares e peças eruditas.

Formada por sete músicos, a orquestra conta com Lígia Moreno (piano), Lílian Raiol e Marcos Bastos (violinos), Daniel Marques (viola), Rodolfo Borges (violoncello), Larissa Coutrim (contrabaixo) e Leonardo Souza (percussão). No espetáculo há a participação de Fred Magalhães, percussionista do grupo Patubatê, do DJ Rafa Santoro e da bailarina Thuany Campbell. Nesta quinta tem apresentações às 18h e 20h e sexta, às 16h e 18h — com, aproximadamente, 1h15 de duração.

O roteiro do programa traz na abertura O Brasil Clássico Caipira, de Joaquim França. Na sequência o público vai ouvir ouvir Mourão (Guerra Peixe), A Prole do Bebê (Branquinha, Morninha, Polichinelo), de Heitor Villa Lobos; Chega de Saudade e Água de beber e Chegada dos Candangos (Tim Jobim e Vinicius de Moraes), Alma Brasileira (Heitor Villa-Lobos), Vem Morena (Luiz Gonzaga), Milonga para as Missões (Renato Borguetti). Complementam o repertório Dois Prelúdios (Cláudio Santoro), Brejeiro e Odeon (Ernesto Nazareth), Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu), pot-poirri da Jovem Guarda e uma seleção de temas natalinos.

"Trazer relevância do brilho e da luz, no sentido artístico e filosófico, dos temas musicais propostos, que muitas vezes passam despercebidos à audição menos atenta" é, o objetivo do espetáculo, segundo Cohen. Integrante do Quarteto de Cordas de Brasília, o maestro criou a Orquestra de Câmara nos anos 1990."A criação do grupo teve como objetivo suprir uma lacuna existente no mercado clássico-erudito brasiliense", acrescenta.

Uma iluminação cênica e desenho de luz especialmente concebido para o projeto, em sintonia com os temas e o roteiro musical proposto fazem parte da cenografia do Noites de Luz, concebido artisticamente por Cláudio Cohen. Responsável também pela curadoria, ele priorizou como fio condutor a linguagem clássica, trazendo à luz a temática de obras criadas por intérpretes que permeiam ritmos e gêneros musicais de raízes brasileiras.

Serviço

Noites de Luz - Brasilidades:
Quinta-feira (22/12), das 18h às 2Oh e sexta-feira (23/12), das 16h às 18h, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Entrada franca, mediante a doação de um quilo de alimento. Ingressos disponíveis a partir das 9h. Classificação indicativa livre.

A doação de alimentos não perecíveis será destinada a projetos que ajudem moradores de rua.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação