Nesta quarta-feira (14/12), das 17h30 às 19h30, o Sebinho recebe o lançamento do livro Almanário de Pelotas: palavras, pessoas, lugares e histórias. Organizada por Ayrton Centeno, a obra aborda expressões, personagens, locais e trajetórias pelotenses.
De acordo com a orelha do livro, o Almanário de Pelotas é resultado de “acasalamento entre um almanaque e um dicionário”. O objetivo é traduzir para português bruto o refinado pelotês, “a mais discriminada e a mais rica das línguas neolatinas”. Segundo material de divulgação, o pelotês, “de acordo com renomados lexicógrafos de mesa de bar, é um dialeto formado basicamente pelas expressões mais pedantes do francês, vários vocábulos rústicos daquele simpático jargão conhecido como gauchês e mais umas pitadas do grego antediluviano”.
A obra, porém, não traz apenas definições de palavras e gírias, mas histórias de personalidades, conhecidas e anônimas, e de lugares que marcam o município do Rio Grande do Sul. Assim, é trabalho jornalístico, “com muitíssimas pitadas de humor e uma modestíssima pretensão literária”.
Almanário de Pelotas foi escrito por 14 jornalistas, dentre pelotenses residentes em Pelotas e em outros cantos do país — inclusive em Brasília. É o quarto de série de livros iniciada em 2016 que homenageia história e cultura do município.
O lançamento em Brasília vai contar com a presença dos autores Carlos Eduardo Beherensdorf, José Cruz, Klécio Santos, Lourenço Cazarré, Luiz Lanzetta e Sérgio Siqueira — que, apesar de pelotenses, residem no Distrito Federal.
Serviço
Lançamento do livro Almanário de Pelotas: palavras, pessoas, lugares e histórias (Cabrion Editora, 296 p.). Dia 14 de dezembro, quarta-feira, das 17h30 às 19h30, no Sebinho Bistrô (406 Norte, loja 44).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.