SUSTO

Renato Aragão é internado após sofrer ataque isquêmico transitório

O ataque isquêmico transitório (AIT) consiste em uma alteração da função cerebral que é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro

Correio Braziliense
postado em 07/12/2022 19:07 / atualizado em 07/12/2022 19:08
 (crédito: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
(crédito: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)

O ator e humorista Renato Aragão, de 82 anos, foi internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca (RJ), na manhã desta quarta-feira (7/12) após sofrer um ataque isquêmico transitório (AIT). Ele foi diagnosticado com o quadro após ser levado pela mulher Lilian Aragão ao hospital ao se queixar de mal estar. Com quadro estável, Renato seguirá na unidade médica sob vigilância neurológica por até 48 horas.

"Ele ficou zonzo e viemos para o hospital. Pensamos que fosse labirintite. Está em observação, como tem que ser. Está bem e monitorado com muito amor e carinho. Chegamos aqui às 10h, precisa ter de 24 a 48 horas de observação", explicou Lilian à Revista Quem.

O ataque isquêmico transitório (AIT) consiste em uma alteração da função cerebral que é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro. Os sintomas são os mesmos de um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC), a diferença é que o AIT se resolve em pouco tempo e não resulta em lesão cerebral permanente.

A recomendação da literatura médica para evitar essa condição é controlar a hipertensão, níveis elevados de colesterol e de açúcar no sangue, assim como parar de fumar. Para os médicos, o AIT é um alerta de que um AVC pode ocorrer e por isso é necessário que o paciente fique em observação por até 48 horas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação