“Ser mãe é padecer no paraíso”, diz o ditado popular. Mas será que com toda a rede de apoio dos palácios também seria assim para as princesas da Disney? A artista Anna Belenkiy representou a maternidade real e sem romantismos — da gravidez ao pós parto — em ilustrações longe de serem retratadas nos contos de fadas.
Por meio dos desenhos, a artista israelense — mãe do pequeno Tommy, de 5 meses — também aborda a saúde mental materna e compartilha a própria experiência em relação às situações mais adversas da maternidade.
“Alguns dias atrás parei em frente ao espelho e olhei profundamente em meu reflexo. Eu não conseguia me reconhecer, aqueles quilos extras e estrias eram novidade. De repente, Tommy sorriu para mim, comecei a chorar depois que percebi que nunca mais serei a mesma. Sou uma nova versão de mim mesma graças ao meu bebê, e essas estrias são minha medalha pessoal”, disse Anna ao destacar que toda mãe é uma heroína.
As ilustrações de Anna mostram como, na visão dela, princesas como Ariel, Rapunzel, Bela, Mulan e outras viveriam essas transformações ao lado dos parceiros, adicionando um toque de bom humor. Segundo a artista, os desenhos tem o objetivo de apoiar outras mães, que muitas vezes, não sabem lidar com a nova vida de mãe ou se sentem culpadas por buscarem ajuda através das redes sociais.
Confira os desenhos mais curtidos da artista:
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.