Gilberto Gil, ícone da MPB, foi até o estádio 974, no Catar, para acompanhar o jogo do Brasil contra a Suíça nesta segunda (28/11), pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2022. O cantor de 80 anos acessou o local pela área de hospitalidade e de camarotes do estádio.
Na estreia da seleção brasileira, na última quinta-feira (24), em disputa contra a Sérvia, o compositor acompanhou a partida, quando foi hostilizado por um grupo de bolsonaristas enquanto caminhava com a esposa, Flora Gil.
Em resposta ao UOL, Gil disse que é "melhor deixar [as ofensas] para lá". "Estou indo para Paris amanhã [terça-feira] e, se a seleção fizer bons três próximos jogos, talvez eu volte", complementou.
No vídeo, que viralizou nas redes sociais, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem ofendendo o ex-ministro da Cultura com ironias e insultos. "Vamos, Bolsonaro. Vamos, Lei Rouanet. Você ajudou o Brasil pra c... Vamos lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p...", disseram.
O empresário Ranier Lemache, franqueado da rede de pizzaria Domino's, foi identificado como um dos responsáveis pelas agressões verbais. Ele admitiu que esteve com o grupo, mas negou que tenha hostilizado Gilberto Gil.
Nas redes sociais, Gil publicou um vídeo em agradecimento ao apoio que recebeu após o ocorrido. "Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais", disse.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.