Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges em 1972 foi apontado recentemente, após enquete feita com especialistas, como o mais importante disco lançado pela indústria fonográfica do Brasil. A celebração dos 50 anos do álbum vem ocorrendo em várias partes do país. Em Brasília, homenagem ao requinte desse histórico e vitorioso projeto está marcado para hoje, às 20h30, no Clube do Choro.
No palco do Espaço Cultural da instituição o Ventos Solares, grupo formado pelo vocalista Clausem Bonifácio e os instrumentistas Bosco Oliveira e Cacau Alencar revisitam canções antológicas do histórico disco que estarão lado a lado com outras composições de Milton e dos seus companheiros do movimento que adicionou requinte à MPB.
Saiba Mais
Seguindo nessa linha, os três elaboraram um repertório de canções baseadas em arranjos que privilegiam o violão, a viola de 12 cordas e a interpretação vocal. Eles têm como convidados outros cinco talentosos companheiros de ofício: Haroldinho Mattos (guitarra), Oswaldo Amorim (contrabaixo), Pablo Fagundes (gaita), Manassés de Souza (violão e bandolim) e Leander Motta (bateria). Há, ainda, a participação do cantor e compositor Beto Dourah
O set list reúne clássicos da importância de Clube da Esquina 2, Cais, O trem azul, Nada será como antes, Maria Maria, Travessia, Caçador de mim, Um girassol da cor do seu cabelo, Cruzada, Canção da América, além de Resposta, de Nando Reis e Samuel Rosa, gravada em duo por Milton Nascimento e Lô Borges.
"A ideia inicial do projeto, idealizado há dois anos, era celebrar os 50 anos do Clube da Esquina, mas depois ampliamos o repertório ao incluir outros temas bem genuínos da música mineira, como, por exemplo, Amor de Índio (Beto Guedes) e Rua Ramalhete (Tavito e Zé Rodrix)", explica Clausem Bonifácio. Ele conta que no Ventos Solares se juntaram amigos de longa data, "que têm profunda admiração pela música mineira e seus compositores e intérpretes".
Serviço
Homenagem ao Clube da Esquina
Show do grupo Ventos Solares hoje, às 20h30, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos R$ 25 (primeiro lote). Classificação indicativa livre.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.