O clube de assinaturas de livros infantis Quindim apresenta O caneco de prata, do autor João Carlos Marinho, para o mês de novembro. Este é o primeiro livro da literatura brasileira com o tema futebol voltado para crianças. A obra é uma “aventura surrealista”, como Marinho, que faleceu em 2019, definiu. A história acompanha a turma do gordo em um campeonato de futebol que revela o fascínio brasileiro pelo esporte.
O livro foi lançado em 1971 e traz muitas críticas ao regime militar vigente no país na época. A primeira professora que leu o livro em sala de aula, Maria Otília Bocchini Trotta, a quem o livro é dedicado, chegou a ser suspensa pela escola que trabalhava.
Os leitores de 9 a 12 anos do Clube Quindim receberão junto ao título um kit torcedor, contendo uma tabelinha da copa para acompanhar os jogos, no verso, um pôster da mascote do Clube, a capivara Quindim, e tatuagens temáticas temporárias. O objetivo por trás da escolha é criar a memória afetiva da primeira copa do mundo dos pequenos. O Clube de Leitura Quindim tem hoje mais de 15 mil crianças associadas de todos os estados brasileiros e mais de 200 mil livros já foram entregues.