O premiado espetáculo A Mulher Monstro desembarca em Brasília para única apresentação nesta sexta-feira (11/11), às 20h, no Espaço Cultural Renato Russo. A peça é inspirada na obra Creme de Alface, de Caio Fernando Abreu e faz parte da programação do Festival Dulcina. Em cena, o ator premiado José Neto Barbosa, utiliza a arte "drag queen" para incorporar a figura de uma mulher burguesa cis, falsa religiosa e perseguida pela própria visão intolerante da sociedade, que dentro de uma jaula, dispara os mais absurdos preconceitos disfarçados de “opinião”. Ao longo da peça, o personagem se transforma em um um monstro com ambientação inspirada na temida Monga ou Konga dos circos e parques de diversões.
“A Mulher Monstro” estreou em 2016 diante do crescimento da polarização política no Brasil e, desde então, vem se mantendo atualizada com modificações a cada sessão, fundamentadas em notícias e acontecimentos sociais. Este ano, a encenação foi documentada no filme nacional Quem tem medo (Who's Afraid?), dirigido por Ricardo Alves Jr, Dellani Lima e Henrique Zanoni, que fala sobre a ascensão da extrema direita no Brasil a partir de artistas que tiveram obras censuradas. José Neto conta que em chegou a ser agredido em algumas apresentações. "Já recebi pedrada em cena, ameaças de morte e outras violências, já fomos proibidos de apresentar em teatros públicos, já foi redigida carta legislativa de repúdio por minha passagem numa cidade”.
Ao chegar pela primeira vez em Brasília, o espetáculo encontra um cenário de transição entre os governos marcado por forte resistência e polarização política, despertando no público a curiosidade do que será colocado em cena. “Brasília é palco de tudo que culmina em relação à política social no Brasil. Ir para esse palco é muito importante para a história desse espetáculo. O espetáculo já rodou em tantos lugares do país e chegar nesse momento parece que estava desenhado nas estrelas, parece que estava na história. A gente precisava passar por Brasília e não tinha lugar melhor na história”.
Serviço
A Mulher Monstro no Espaço Cultural Renato Russo. Sexta-feira, 11 de novembro, às 20h. Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), no link (https://www.bilheteriadigital.com/dulcina-a-mulher-monstro-11-de-novembro) ou na bilheteria do teatro. Endereço: Asa Sul, 508, Brasília.