Há seis anos funciona em Ceilândia o Projeto Musical Arte Jovem, que tem como objetivo principal contribuir para a formação da cidadania de crianças e adolescentes. Isso ocorre tomando por base os ensinamentos oferecidos em aulas de música e dança, ministrados por 20 professores, quatro vezes por semana.
"Atualmente, atendemos, gratuitamente, a 369 jovens, residentes em Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e também de cidades do entorno, como Águas Lindas", destaca Edmilson Siqueira Campos Júnior, criador e coordenador geral do projeto. Além das aulas, oferecemos, aos participantes, uniformes e lanche e os instrumentos que eles utilizam", acrescenta.
De acordo com o coordenador, para o desenvolvimento desse trabalho o projeto conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do apoio de algumas empresas. Como contrapartida, grupos musicais e de dança do Arte Jovem realizam cinco apresentações durante o ano, no Teatro da Caixa.
Sábado, às 20h, ocorre o quarto espetáculo — o quinto será em dezembro —, intitulado Hora do Show — Músicas inesquecíveis, com entrada franca. Sob a regência do maestro Edmilson Júnior haverá, inicialmente, a apresentação da Orquestra Jovem, que interpretará Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Who wants to live forever (Brian May), Fio de cabelo (Darci Rossi e Marciano) e Coldplay Symphony).
No segundo ato, o público ouvirá Crazy little thing called love (Queen), Sete meninas (Dominguinhos), Tributo aos Beatles, Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant), Todos estão surdos (Roberto Carlos) e Ben (Michael Jackson), entre outras, na execução da Orquestra Arte Jovem, Banda Melódica Arte Jovem e participação do Corpo Coreográfico Arte Jovem.