Advogado e jornalista, Bernardo Braga Pasqualette dedicou os últimos anos a investigar um dos feminicídios que mais chocou o Brasil nas últimas três décadas. O resultado está em Daniella Perez — Biografia, crime e justiça, que o autor acaba de publicar pela editora Record. O advogado, que também é jornalista, tinha 9 anos quando aconteceu o crime e, durante toda a vida, acompanhou as notícias relacionadas à morte da atriz.
Com texto escrito em formato de reportagem e pesquisa realizada com o olhar de quem entende do mundo jurídico, a biografia reúne um perfil da atriz e um mergulho minucioso no assassinato cometido por Guilherme de Pádua em dezembro de 1992. São 616 páginas divididas em três partes que o autor identificou como Livro I, Livro II e Livro III.
No primeiro Livro, Pasqualette conta a história de Daniella desde o nascimento até a ascensão profissional e o sucesso da personagem Yasmin em De corpo alma, terceira novela da atriz e a responsável por torná-la um fenômeno da televisão brasileira. Entrevistas com fontes primárias e muita pesquisa em jornais e revistas embasaram o trabalho do autor, que ouviu os advogados de defesa dos autores do crime, Guilherme de Pádua e Paula Peixoto (Paula Thomaz à época do assassinato), delegados, promotores e o juiz responsável pelo julgamento. A intenção era ouvir todos os lados e Pasqualette procurou também a autora Glória Perez, mãe de Daniella, mas a conversa não chegou a render entrevista para o livro. Guilherme de Pádua, que morreu neste domingo, aos 53 anos, era o parceiro de Daniella na novela De corpo e alma, assinada por Glória Perez.
A segunda parte investiga o assassinato. Pasqualette parte do último dia de vida de Daniella Perez para reconstituir o crime. A repercussão, o sensacionalismo, o perfil dos acusados e a busca por justiça, além do julgamento, são descritos com detalhes. Na terceira parte, o autor analisa o crime enquanto feminicídio e relembra outros assassinatos, como o da menina Aracelli, além de acompanhar a execução da pena por parte dos acusados e o desencadeamento gerados pela condenação.
O assassinato da atriz também foi tema da série documental lançada pela HBO Max em julho. Em cinco episódios, Pacto brutal: o assassinato de Daniella Perez repassa todos os detalhes do crime ocorrido em 28 de dezembro de 1992.
Daniella Perez - Biografia, crime e justiça
De Bernardo Braga Pasqualette. Editora Record, 614 páginas. R$ 66,50