Espetáculo "Tenho Quebrado Copos" chega a Brasília

Monólogo da atriz Paula Furtado chega ao Centro-Oeste com apresentações em Brasília e Goiânia

Correio Braziliense
postado em 30/11/2022 15:17 / atualizado em 30/11/2022 15:18
 (crédito: Isabella Baptista)
(crédito: Isabella Baptista)

Entre revelações na ficha técnica, a peça "Tenho Quebrado Copos" chega a terras brasilienses. O espetáculo acontece no dias 01 e 02 de dezembro, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro. Com textos sobre devaneios filosóficos e amorosos, o trabalho aborda uma linha tênue de lucidez e intensidade no  monólogo feito pela atriz brasiliense Paula Furtado.

 

Após uma longa temporada no Rio de Janeiro, o espetáculo conta com poesias de Ana Martins Marques, escritora mineira,  considerada um dos novos expoentes da literatura brasileira, e também ganhadora do prêmio da Biblioteca Nacional e terceiro lugar no Oceanos, prêmio literário mais importante entre os países de língua portuguesa.

 

 

 

 

A proposta da apresentação é levar ao palco um texto poético com a premissa de causar sensações reflexivas ao indivíduo. Com duração aproximada de 50 minutos, o espetáculo é um compilado de poemas dos livros “Risque esta Palavra” (2021), “O livro das Semelhanças'' (2015, terceiro lugar no prêmio Oceanos) e “Da Arte das Armadilhas” (2011, vencedor do prêmio da Biblioteca Nacional), todos de Ana e editados pela Companhia das Letras.

A ideia do monólogo surgiu do diretor Isaac Bernat, que conheceu a obra da poeta por acaso. “Estava ouvindo o podcast Foro de Teresina. No final, eles sempre dão uma dica cultural. Eles falaram tão bem e com tanto entusiasmo dela, que fiquei curioso e comprei o livro. Foi um impacto indescritível”, conta o diretor. “O encontro com o texto de Ana acendeu dentro de mim o desejo de partilhar com o público a sutileza, a beleza e o frescor de sua obra. Aí pensei imediatamente na Paula Furtado, que incorpora essa mesma força visceral”.

A atriz brasiliense retorna aos palcos da sua cidade natal após 8 anos morando no eixo Rio-São Paulo. Ao experimentar um viés que não fez em outras apresentações, o monólogo é por si só um divisor de águas do seu trabalho. "Importante trazer para Brasília porque a Ana Martins é uma poetisa contemporânea e levar esses textos para o teatro faz com que a poesia dela chegue a mais pessoas, para se encontrar com literatura mesmo. Já em um âmbito mais pessoal, o primeiro lugar que escolhi trazer o espetáculo foi Brasília exatamente por essa conexão que tenho com a cidade, é incrível trazer um trabalho meu para cá, já que foi aqui que tudo começou pra mim, no teatro", conta Paula Furtado para o Correio.

SERVIÇO

"Tenho Quebrado Copos"

01 e 02 de dezembro, às 20h, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro (SCLRN 708). Ingressos no valor a partir de R$ 20, no site Sympla. Classificação indicativa de 14 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação