Música

Liniker é a primeira artista trans do Brasil a ganhar um Grammy Latino

A cantora venceu o prêmio de ‘Melhor álbum de música popular brasileira’ contra artistas consolidados, como Caetano Veloso e Marisa Monte

Pedro Grigori
postado em 17/11/2022 20:49 / atualizado em 18/11/2022 10:41
Liniker fez história ao se tornar a primeira artista trans do Brasil a vencer um Grammy Latino -  (crédito:  David Becker/Getty Images for The Latin Recording Academy/AFP)
Liniker fez história ao se tornar a primeira artista trans do Brasil a vencer um Grammy Latino - (crédito: David Becker/Getty Images for The Latin Recording Academy/AFP)

Uma das grandes artistas da nova geração da MPB fez história na noite desta quinta-feira (17/11). Liniker venceu a categoria de ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’ pelo disco Indigo Borboleta Anil e tornou-se a primeira artista transgênero do Brasil a ganhar um Grammy Latino, a premiação mais importante da música latina. 

Muito emocionada, Liniker subiu ao palco do Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para receber o prêmio. “Sou uma cantora, compositora e atriz brasileiro. Hoje, algo histórico acontece na história do meu país: é a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy”, disse Liniker, em espanhol, ao ser aplaudida de pé pelo público.

Confira o momento:


Liniker concorreu com ícones da MPB, como os discos Meu Coco, de Caetano Veloso; Portas, de Marisa Monte; Nu Com a Minha Música, de Ney Matogrosso; Síntese do Lance, de João Donato e Jards Macalé; e Pomares, de Chico Chico.


Nascida no interior de São Paulo, Liniker tem apenas 27 anos e três discos de estúdio que a colocaram como um dos grandes nomes da MPB atual. Ela ainda concorria a mais um prêmio no Grammy Latino deste ano, a categoria de 'Melhor canção em língua portuguesa', por Baby 95, mas o gramofone acabou nas mãos de Jorge Drexler & Marisa Monte pela música Vento Sardo.

Show em Brasília

Com data marcada para 17 de dezembro, a cantora desembarca na capital federal, onde realizará turnê do álbum Indigo Borboleta Anil. Liniker se apresentará no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 22h. Anteriormente, o show estava marcado para o mês de outubro, mas foi adiado por problemas de saúde da artista. Os ingressos para a nova data podem ser adquiridos pelo site da Bilheteria Digital.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação