Já em clima de Copa do Mundo, o Canal Brasil apresenta, de 7 a 18 de novembro, às 18h, a Mostra Cinema das Quatro Linhas. A mostra é composta por oito documentários e uma série, todas sobre o futebol brasileiro e suas lendas.
Serão exibidos os filmes Isto é Pelé, Pelé - Um rei desconhecido, Mundialito, Maracanã, O Filme, Pelé eterno, Garrincha - Alegria do povo, 1958 - O ano em que o mundo descobriu o Brasil e Os donos da casa. A programação especial conta ainda com a série Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo.
Confira os detalhes da programação:
Isto é Pelé (1974) (75')
Horário: Segunda, 7/11, às 18h
Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto
Classificação: 10 anos
Sinopse: Documentário conta a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, narrando sua trajetória de 17 anos no futebol. Ao lado do talentoso Pelé, é mostrado as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.
Mundialito (2010) (72')
Horário: Segunda, 7/11, às 19h10
Direção: Sebástian Bednarik
Classificação: Livre
Sinopse: O documentarista Sebástian Bednarik trás ao longa as relações entre poder e esporte na Copa de Ouro, que ocorreu no Uruguai. A competição aconteceu durante o périodo de ditadura e foi usada como maneira de fortalecer a imagem dos militares junto a população do país.
Pelé - Um rei desconhecido (2017) (38')
Horário: Terça, 8/11, às 18h
Direção: Ernesto Rodrigues
Classificação: Livre
Sinopse: Coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Bizum, o documentário de Ernesto Rodrigues traz imagens raras de Pelé, preservadas ao longo dos anos, com registros valiosos do craque em ação dentro e fora de campo, com imagens filmados no Brasil, na Europa, nas Américas e na Oceania.
Maracanã, o filme (2014) (75')
Horário: Terça, 8/11, às 18h35
Direção: Andrés Varela e Sebastián Bednarik
Classificação: Livre
Sinopse: Os uruguaios Andrés Varela e Sebastián Bednarik trazem imagens inéditas e depoimentos dos protagonistas do triunfo sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, realizada no país dos adversários. O longa se baseia no livro Maracanã, A História secreta, do esctitor Atilio Garrido
Pelé eterno (2004) (120')
Horário: Quarta, 9/11, às 18h
Direção: Anibal Massaini Neto
Classificação: Livre
Sinopse: A vida de Pelé é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades importantes da época. Seguindo uma ordem cronológica, são exibidos vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram a trajetória do ídolo.
Garrincha - Alegria do povo (1962) (60')
Horário: Quinta, 10/11, às 18h
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Classificação: Livre
Sinopse: O longa mostra a vida e carreira de Garrincha, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. São apresentadas cenas clássicas do jogador em campo pela Seleção Brasileira, e pelo Botafogo.
1958 - O ano em que o mundo descobriu o Brasil (2008) (84')
Horário: Quinta, 10/11, às 19h
Direção: José Carlos Asbeg
Classificação: Livre
Jornalista, roteirista e diretor de cinema, José Carlos Asbeg trás uma visão profunda sobre a primeira Copa conquistada pela Seleção Brasileira, em 1958. É apresentado depoimentos de jogadores que estiveram presentem na conquista do título. Asbeg não censura as opiniões dos ex-adversários da seleção. Mesmo quando elas buscam desconstruir a mitologia existente em torno do primeiro campeonato mundial brasileiro.
Os donos da casa (2021)
Horário: Sexta, 11/11, às 18h
Direção: Carla Dauden
Classificação: Livre
Sinopse: A Copa de 2014 trouxe e levou com ela sonhos, ilusões, e também tristezas. “Os Donos da Casa” retrata esse ciclo com a perspectiva que só a passagem do tempo pode dar, a partir das histórias de quatro pessoas de diferentes lugares do país: brasileiros e brasileiras que vivenciaram o melhor e o pior de um evento que receberam com os braços abertos. O filme também levanta importantes questões sobre o impacto de megaeventos nos países sede.
Seleção brasileira - Paixão de um povo (2014) (10 episódios)
Horário: Segunda a sexta, 14 a 18/11, às 18h
Classificação: Livre
Sinopse: A série Seleção Brasileira -- Paixão de um Povo percorre momentos históricos da nossa equipe masculina de futebol desde o nascimento, em 1914, até os dias de hoje.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.