Mestra de Maracatu de Pernambuco, Joana D’arc da Silva apresenta o I intensivão de agbês, na Universidade de Brasília (UnB), nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Realizado pelo Baque Mulher Brasília (DF) e pelo Baque Mulher de Alto Paraíso (GO), o projeto tem o intuito de compreender a comunicação do corpo com os instrumentos musicais. O valor do evento é de R$ 150 e a entrada é livre para todos os públicos.
Além de Joana, acompanha a produção da oficina a batuqueira e agbezeira da Nação Encanto do Pina, Suelen Santos. Ambas propõem o trabalho de batuque, pelo qual as pessoas podem aprimorar o toque, a postura, a sincronia e a resistência. Trata-se de uma completa união entre fundamento e charme, que juntos conseguem exibir o encanto desta dança tradicional.
A primeira edição do projeto é de 2015 e, desde lá, conta com mais de 14 edições. A atual se faz importante por tentar repetir a dose da força que o ‘intensivão’ sempre teve, desde antes da pandemia da covid-19. Ele é uma ótima oportunidade para quem se interessa por dança e instrumentos nordestinos, além de propor a mulher como protagonista no meio.
I Intensivão de Agbês da Mestra Joana em Brasília
Dias 21, 22 e 23 de Outubro, na Universidade de Brasília (UnB).
Sexta-feira (21/10), das 18h30 às 22h: Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo).
Sábado (22/10), das 8h30 às 18h; e domingo, das 9h30 às 16h (23/10): Centro Comunitário Athos Bulcão. O valor do ingresso sai por R$ 150,00 e as inscrições podem ser feitas no site. Mais informações pelo e-mail intensivaomjoanacerrado@gmail.com e nas páginas do Instagram @baquemulherbrasilia e @baquemulheraltoparaiso.