Nesta quinta-feira (20/10) e na sexta-feira (21/10), o Centro Cultural SESI Taguatinga recebe os dois últimos dias do 1° Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal. Em atividade desde segunda-feira (17/10), o evento promove aulas-espetáculo para estudantes, apresentações de mamulengo e rodas de conversas para todos os públicos. Toda a programação é gratuita e com classificação indicativa livre.
Dentro da 1° edição, o objetivo do projeto passa pela celebração e pelo fortalecimento dessa forma de expressão artística, muito importante para a preservação da cultura regional e nacional. Com isso, os estudantes do SESI Taguatinga poderão entender mais sobre educação patrimonial, além de participarem de exposições fotográficas com os envolvidos.
Considerado patrimônio cultural brasileiro, registrado pelo Iphan, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste possui, no DF, o maior número de grupos e brincantes fora da região. Nos diferentes estados do país, a tradição é conhecida por vários nomes: Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco, Kalunga, Mané Gostoso, João Redondo e Briguela.
Participam seis grupos do DF: Mamulengo Sem Fronteiras (idealizador), Mamulengo Presepada, Mamulengo Fuzuê, Mamulengo Lengo Tengo, Mamulengo Alegria e Mamulengo Saruê. O festival ainda reúne os grupos Carroça de Mamulengos, do Ceará; o Babaulengo, de Pernambuco; e a Cia Boca de Cena, da Paraíba.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (20/10)
9h30: Mamulengo Saruê (DF)
15h: Mamulengo Presepada (DF)
20h: Cia Boca de Cena (PB)
Sexta-feira (21/10)
9h: Babaulengo (PE)
10h: Mamulengo Alegria (DF)
15h: Mamulengo Sem Fronteiras (DF)
20h: Roda de Saberes Butando Bunecos - diálogo sobre mamulengo e patrimônio, com a presença dos grupos participantes, pesquisadores e representantes do Iphan-DF
17/10 a 21/10 - Segunda a sexta
Exposição Fotográfica PAREIADA - Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF
SERVIÇO
1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal
De 17 a 21 de outubro (segunda a sexta), no Teatro Yara Amaral - Centro Cultural SESI Taguatinga. A entrada é franca e a classificação livre. Mais informações e agendamento para escolas: 61 9.8425.7233.