Em entrevista à revista People, o astro dos cinemas Tom Hanks disse ter feito apenas “quatros filmes muito bons” ao longo da carreira. A afirmação foi feita em conversa sobre o novo livro do ator, The making of another major motion pictures masterpiece (Os bastidores de outro grande filme), que será publicado em maio de 2023. Apesar da declaração, Hanks não especificou quais filmes seriam esses favoritos.
“Ninguém sabe como um filme é feito, embora todos pensem que sabem”, revela o ator. “Eu fiz uma tonelada de filmes – e quatro deles são muito bons, eu acho – e ainda me impressiona como são feitos. Desde o lampejo de uma ideia até a imagem tremeluzente na tela, todo o processo é um milagre”, completa.
Hanks também explicou a dificuldade envolvida no processo. “Fazer um filme é um trabalho muito duro por um tempo muito longo, consistindo em muitos momentos de pura alegria combinados com um número igual de sentimentos de desespero e ódio", descreve. “É o melhor trabalho do mundo, e também o emprego mais confuso que eu conheço.”
Longa e premiada jornada no cinema
Creditado mais de 80 vezes nas telonas, ao longo de quatro décadas, o ator é vencedor de dois Oscar de Melhor Ator. O primeiro, pelo filme Filadélfia (1993), e o segundo por Forrest Gump (1994), um ano depois. O americano também coleciona outras indicações ao Oscar, como com Quero ser grande (1988), O resgate do soldado ryan (1998), Náufrago (2000) e Um lindo dia na vizinhança (2020).
O próprio Hanks já havia antes apontado produções as quais gostou de fazer e aquelas que ele detestou. Uma equipe muito especial, Forrest gump, The wonders - o sonho não acabou, Náufrago e A viagem são cinco longas já elogiados por ele. Por outro lado, papéis como Robert Langdon, em O código da vinci (2006); o Capitão Miller, em O resgate do soldado ryan (1998); e o do empresário de Elvis Presley, em Elvis (2022) estão entre os já criticados do cineasta.
Esse último, junto ao remake em live-action de Pinóquio, da Disney, são as últimas produções da estrela. No momento, ele se prepara para o lançamento do livro The making of another major motion pictures masterpiece, sobre a criação de um filme de ação de super-heróis colossal, com diversas estrelas, e uma das histórias de quadrinhos que o inspirou.