ELEIÇÕES 2022

Duda Salabert: 'Defenderei que o PDT declare apoio crítico a Lula'

Vereadora de Belo Horizonte foi eleita deputada federal e é vice-presidente nacional do PDT

Eleita deputada federal no domingo (2/10), a vereadora Duda Salabert (PDT-MG) afirmou, nesta terça-feira (4/10), que vai defender um "apoio crítico" do partido a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula vai disputar o segundo turno da eleição presidencial contra Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição.

Duda Salabert também é vice-presidente nacional do partido, que teve Ciro Gomes (PDT) como candidato à Presidência da República em 2022. Ciro ficou em quarto colocado, com 3,04%, e uma reunião do PDT em Brasília a partir das 11h30 pode definir a posição da legenda no segundo turno.

"Hoje às 11:30 irei participar da reunião da executiva do PDT . Na condição de vice-presidenta nacional do partido e de deputada federal eleita, defenderei que o PDT declare apoio crítico à candidatura de Lula", escreveu Duda nas redes sociais.

No primeiro turno da eleição presidencial, Lula teve 48,43% dos votos válidos.

Bolsonaro foi o segundo com 43,20%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 4,16%, e Ciro. Os outros candidatos não superaram 1%.

Já Duda Salabert foi a terceira mais votada em Minas para deputada federal, com 208.332. Ela ficou atrás do também vereador belo-horizontino Nikolas Ferreira (PL-MG), com 1.492.047 votos - recorde histórico em Minas - e do candidato à reeleição André Janones (Avante-MG), com 238.967.

Os candidatos a deputado federal eleitos no pleito de 2022 assumem o cargo em 1º de fevereiro de 2023. O suplente de Duda na Câmara Municipal de BH será Wagner do Sinjus (PDT).

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Saiba Mais