Cultura

Projeto ‘Giro Cultural’ leva cultura popular a escolas públicas do DF

O projeto faz uma turnê pelas escola públicas do DF, levando música, dança, poesia e literatura de cordel

Correio Braziliense
postado em 26/10/2022 15:52 / atualizado em 26/10/2022 15:53
 (crédito:  Marcello Candido)
(crédito: Marcello Candido)

O projeto Giro cultural — tradições juninas percorre as escolas públicas do DF até o final de novembro, levando a cultura popular brasileira por meio da música, dança, poesia e literatura de cordel. Escolas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos recebem o projeto durante os intervalos das aulas, de segunda a sexta-feira.

Ao todo, são 35 grupos de cultura popular, responsáveis por transmitir os costumes que são transmitidos de geração para geração. Além disso, o espetáculo conta com um cordel autoral para cada apresentação, no sentido de conduzir a encenação e inspirar o público.

A Professora da Escola Classe Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina, e presidente da quadrilha Xodó do Cerrado, Lucineide Amorim, considera que a diversidade cultural é muito presente no Brasil, e que a escola pode abordar esse elemento de diferentes modos, como apresentações culturais que valorizam as diferenças de cada grupo social. “Participar e receber o Giro Cultural estimula os estudantes a entenderem mais sobre si mesmos, suas emoções, sentimentos e vivências, além de ensinar a ver o outro com mais empatia, contribuindo para uma convivência saudável”, completa a docente, em nota de divulgação.

A proposta é preservar as tradições da cultura caipira e parte do conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. A festa percorre todas as Regiões Administrativas, incluindo escolas da zona rural.

O presidente do Arraiá Formiga da Roça e líder do projeto, Patrese Ricardo, fala da necessidade da ocupação cultural nas escolas e da participação da cadeia produtiva junina do Distrito Federal, uma das maiores do país. “Garantimos, assim, a possibilidade de novos adeptos do movimento, e a preservação desta que é uma das maiores manifestações culturais do nosso país. O giro garante a difusão da cultura local, por meio de arte, cultura, lazer e entretenimento, de forma democrática”, ressalta Patrese, em nota de divulgação.

Serviço:

Giro Cultural – Tradições Juninas

O projeto acontece de segunda à sexta-feira até o fim de novembro de 2022. Para saber mais informações sobre as escola a serem visitadas, acesse: https://www.instagram.com/girocultural2022/

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação