ARTES PLÁSTICAS

Poesia vira aço em esculturas de Omar Franco, expostas JK Espaço Arte

Omar Franco apresenta novas esculturas em exposição no JK Espaço Arte, localizado no JK Shopping, de segunda a sábado, a partir das 10h

Vinícios Milhomem*
postado em 27/10/2022 06:00
 (crédito:  Telmo Ximenes/Divulgação)
(crédito: Telmo Ximenes/Divulgação)

Um dos principais artistas plásticos de Brasília, Omar Franco apresenta novas esculturas em exposição no JK Espaço Arte, localizado no JK Shopping, de segunda a sábado, a partir das 10h, e aos domingos e feriados, a partir das 14h. As esculturas criadas pelo artista são feitas de chapas de aço retorcidas, comumente utilizadas na construção civil. Além disso, suas esculturas são coloridas ou são oxidadas propositalmente — as cores escolhidas para cada escultura é com o intuito de dar destaque em meio a cidade.

O espaço do shopping oferece a oportunidade de apreciar, em retrospectiva, 22 obras do acervo de Omar Franco com cores e técnicas mistas. Sobre as esculturas expostas, o artista destaca que "o processo é contínuo, longo e demorado. Cada uma delas pede um acabamento. A questão da cor tem tudo a ver com Brasília. Qualquer coisa que você faça oxidada ou neutro em um cidade com o Plano Piloto, por exemplo, ela desaparece na escala, já (uma obra pintada com) vermelho, amarelo ou azul se destaca", diz.

Formas

Segundo Omar Franco, as formas de suas esculturas buscam uma organicidade, como uma maneira de retirar e expor a essência do material, que naturalmente é rígido, pesado e frio. As formas retorcidas utilizadas pelo artista trazem uma naturalidade, e sugere que foi algo feito com uma certa facilidade. "Eu transformo uma matéria rígida e hostil em um poema", comenta o artista.

Omar trabalha com esculturas há 46 anos, mas esta é a primeira vez que o artista consegue reunir obras atuais e antigas, de 1990 até os dias atuais, e realizar uma retrospectiva de seus trabalhos. Alguns dos trabalhos estão espalhados por Brasília (em frente a edifícios, por exemplo) e em outros estados do Brasil. "Quando cheguei aos 65 anos, percebi que passei uma vida toda dedicada a isto", ressalta Omar Franco.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação