Luana Carvalho, filha única da saudosa Beth Carvalho, moveu um processo contra Fábio Faria (PP), atual ministro das Comunicações, por usar a música Vou Festejar, um dos grandes sucessos da cantora, que morreu em 2019, sem autorização na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
De acordo com informações do portal Notícias da TV, a cantora pede cerca de R$ 40 mil por danos morais e retratação do atual marido de Patrícia Abravanel. A ação, por sua vez, foi protocolada no último dia 10 de outubro, na 2ª Vara Empresarial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
A filha de Beth Carvalho alega que Fabio Faria não pediu autorização dela ou mesmo da Sony Music, dona da gravação, para uso político em qualquer meio, e realizou a quebra da lei de propriedade intelectual, que exige aprovação para uso de obras para fins políticos pelos próprios artistas ou por seus herdeiros.
Saiba Mais
Na contramão do uso indevido da canção em postagens no Instagram e de Bolsonaro, feitos em setembro, Beth Carvalho, em vida, sempre foi posicionada como uma mulher de esquerda, e pediu votos para o partido liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a última eleição, em 2018.
“Graças à formação política recebida de seus pais, Beth Carvalho foi uma artista engajada nos movimentos sociais, políticos e culturais brasileiros, identificada e conhecida, até o fim da sua vida, por sua forte militância de esquerda, algo passado para a Autora por ser sua única sucessora”, diz um trecho do processo movido por Luana. Os advogados, inclusive, informaram que fizeram uma notificação extrajudicial para Fábio Faria.
O post 'Fábio Faria é processado por uso de música a favor de Bolsonaro' foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.
Saiba Mais
- Brasil Casal é preso com quase 300 kg de carne roubada em Belo Horizonte
- Brasil Suspeito tem rosto desfigurado por populares após tentar furtar bolsa
- Cidades DF TRE-DF começa a lacrar as urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições
- Ciência e Saúde Universidade em Boston nega criação de vírus Sars-CoV-2 mais letal
- Política Câmara pode votar nesta quarta projeto que torna pedofilia crime hediondo
- Mundo Putin instaura lei marcial nos territórios que a Rússia afirma ter anexado na Ucrânia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.