O equilíbrio do erudito para o popular é uma linha tênue para muitos, mas para Gustavo Dourado o domínio é constante. Em Lingu@gente, a nova obra do escritor, sintetiza versos livres, onde a ironia e a crítica social estão presentes. O lançamento acontece na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília, dia 22, das 17h às 21h, no estande da Academia Taguatinguense de Letras (ATL).
Formado em letras/língua portuguesa/literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Dourado faz do seu ofício como escritor uma bagagem extensa de folhetos de cordel. O autor foca, na obra atual, a múltipla produção literária, pois "a poesia tradicional e a experimental têm pontos de interação", segundo ele. A obra leva questionamentos a tempos tenebrosos, mas sem esquecer do sonho, da esperança e da busca por um mundo melhor.
"Desejo com o Lingu@gente, valorizar a cidadania, o espírito democrático, a liberdade de expressão e o sonho de melhorar a vida de nossa gente, com o combate à fome e às mazelas sociais e a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida de nosso povo. A poesia nos faz sonhar e desejar um mundo melhor", enfatiza.
Público
Os multiversos das linguagens artísticas da contemporaneidade de Dourado estarão presentes na próxima edição da Bienal do Livro, seguindo a tradição desde 2012. "Participo desde a primeira edição há 10 anos. É um evento de alta relevância para a cultura e que fomenta a literatura em todos os níveis. Fico feliz em atuar junto ao público, conversar, dialogar e incentivar o hábito da leitura dos jovens, estudantes e das pessoas em geral", conclui Dourado.
O evento acontece nos dias 21 a 30 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade com o tema "A transformação acontece aqui''. Para retirar o ingresso gratuito da visitação aos estandes, o público deve se cadastrar no site bilb.com.br.
SERVIÇO
Lançamento: Lingu@gente, de Gustavo Dourado, na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília. Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade; Dia: 22, a partir das 17h.
*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira
Saiba Mais
- Diversão e Arte Prêmio Candango de Literatura: veja os vencedores da primeira edição
- Diversão e Arte Vencedor do Jabuti 2021, ‘O avesso da Pele’ ganha versão em audiobook
- Diversão e Arte Conheça 10 escritoras brasileiras contemporâneas incontornáveis
- Diversão e Arte 4ª Feira Literária celebra dia das crianças em São Sebastião
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.