Música

Exposição ‘Mundo Zira — Ziraldo Interativo’ chega hoje (12/10) ao CCBB

A exposição Mundo Zira — Ziraldo Interativo chega ao CCBB com conteúdo interativo para crianças, capaz de entreter toda a família

Pedro Ibarra
postado em 12/10/2022 06:00
 (crédito:  Thiago Sabino/Estudio Carbono/Divulgação)
(crédito: Thiago Sabino/Estudio Carbono/Divulgação)

Nada melhor para o Dia das Crianças do que viajar pela obra de um homem que foi essencial para infância de muitos brasileiros. Chega ao CCBB a exposição Mundo Zira — Ziraldo Interativo, uma experiência imersiva para crianças e adultos terem contato direto com a obra de um dos maiores quadrinistas da história do país: Ziraldo. A exposição começa nesta quarta-feira na galeria 3 e pavilhão de vidro e tem entrada gratuita e livre para todos os públicos. O horário de funcionamento é de 9h às 21h.

  • Exposição Mundo Zira – Ziraldo Interativo, no CCBB. Thiago Sabino/Estudio Carbono/Divulgação
  • Exposição Mundo Zira – Ziraldo Interativo, no CCBB. Thiago Sabino/Estudio Carbono/Divulgação
  • Daniela Thomas na Exposição Mundo Zira - Ziraldo Interativo, no CCBB Thiago Sabino/Estudio Carbono/Divulgação
  • Exposição Mundo Zira — Ziraldo Interativo, no CCBB. Thiago Sabino/Estudio Carbono/Divulgação
  • Ziraldo Fotos: Thiago Sabino/Estudio Carbono/Divulgação

A intenção da exposição, inédita no Brasil, é levada no nome, a curadoria quer criar um ambiente interativo que entretenha as crianças dos novos tempos, muito acostumadas com telas. "São crianças que nasceram com a tela na mão, então é necessária uma outra forma de acessá-las", diz Daniela Thomas, curadora da exposição ao lado de Adriana Lins, respectivamente filha e sobrinha de Ziraldo.

A exposição é em praticamente um espaço só dividido em atividades. As crianças podem ser maestros, fazer onomatopeias escritas apenas pulando, criar novos diálogos para quadrinhos de Ziraldo e até mesmo brincar de pique-esconde com personagens famosos do autor. "No livro tem um tamanho bom, mas nesta exposição você tem a oportunidade de vivenciar esse traço tão fluido e essa cores tão vivas de perto", reflete Thomas.

O ambiente é criado para crianças poderem ter contato direto com personagens como os da Turma do Pererê e do O menino maluquinho. "A gente trabalhou com as coisas mais legais que a gente encontrou dentro do universo da conversa com pessoas que fazem programação. Para ser uma coisa física, alegre e interessante, mas que não desrespeite o universo, a mentalidade e a cabeça do Ziraldão", explica Daniela. "Partindo do pressuposto que o Ziraldo tem um visualidade e um grafismo tão impactante que não importa o suporte, continua sendo potente, incrível e Ziraldo", completa.

A curadora classifica como "incrível" e "uma loucura" o passeio que deu por dentro da cabeça do pai para poder criar esse microuniverso com os desenhos dele. "O divertido foi criar essas possibilidades das pessoas interagirem com as cores e os desenhos de Ziraldo", pontua a artista que em 2023 completa 40 anos trabalhando com cenografia e investiu todo conhecimento que tinha na área para criação desta exposição. "Quando você menos espera você está dentro de uma cenografia", comenta.

Continuidade do legado

Essa exposição é uma forma também de Daniela e Adriana homenagearem o homem que as inspirou durante toda vida. "Toda a minha vida foi ligada à criação, tudo que eu estudei foi para isso. A minha maior influência é ter sido uma mosquinha da prancheta do meu pai durante minha infância e adolescência", lembra a cenógrafa e curadora. "A vida só tinha graça ali, então toda minha formação foi a prancheta do papai", adiciona.

Daniela entende a importância do pai, pois brasileiros com mais de 70 anos tiveram contato, ainda crianças, com personagens criados pelo quadrinista. "O Ziraldo afetou e moldou cinco gerações. Afetivamente e com relação a infância, todo Brasil cresceu junto com as criações do meu pai", acredita a responsável pela exposição. "Não queremos deixar esse espírito morrer, ele envelheceu, claro. Mas a obra está muito viva e existe muito", acrescenta.

A mostra reflete a gana que Daniela sempre teve e herdou do próprio Ziraldo, que completa 90 anos este mês. "É a ideia de que a gente nasceu para criar. A razão que nós temos nesse presente que é a vida, é deixar tudo melhor, mais incrível, mais colorido. Nós não podemos passar em branco", clama a filha do autor. "A gente continua o legado dele de deixar o mundo mais bacana, colorido e maravilhoso para quem está vindo", finaliza.

Mundo Zira — Ziraldo Interativo

Em cartaz de 12 de outubro a 18 de dezembro, das 9h às 21h, no CCBB.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

O menino no streaming

 (crédito: Netflix/Divulgação)
crédito: Netflix/Divulgação

O Dia das Crianças terá Ziraldo também no streaming. O menino maluquinho estreia uma animação própria na Netflix, a primeira produção brasileira animada da plataforma. As crianças podem voltar a ter contato com o cabeça de panela em novas histórias que prometem ser atuais, mas com a magia dos personagens do autor. Ao ar livre ou dentro de casa, a pedida desse dia das crianças é Ziraldo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação