O Doodle, do Google, desta terça-feira (11/10) é uma homenagem ao cantor e compositor brasileiro João do Vale, dono de clássicos como Pisa na Fulô e Carcará. Hoje ele completaria 88 anos de idade.
Nascido no município de Pedreiras, no Maranhão, João começou a carreira musical logo cedo, aos 13 anos de idade. Destaque do gênero Baião, o artista afro-brasileiro foi responsável por introduzir os estilos musicais nordestinos no Brasil.
Quando ainda era jovem, Vale teve que lutar contra o preconceito ao ser expulso de uma escola para dar lugar a um aluno de classe alta. O acontecimento fez com que ele visse o mundo de outras formas.
Ao compor músicas para um grupo musical, João do Vale ajudou a montar peças chamadas de Bumba-Meu-Boi, retratando a cultura maranhense por meio do teatro, dança e letras. Apesar de alimentar a paixão pela arte, o trabalho não rendeu dinheiro suficiente para ajudar a família.
O músico decidiu se mudar para o Rio de Janeiro, com o objetivo de trabalhar e ajudar os familiares. Influenciado pelos gêneros musicais nordestinos, Vale começou a compor músicas sobre a cultura popular.
Como resultado do seu trabalho, ele finalmente teve a oportunidade de apresentar suas canções em Rádio Nacional. Cerca de 14 anos depois, o artista já fazia shows destacando os ritmos nordestinos.
João do Vale escreveu vários sucessos musicais. Entre eles, Carcará, Minha História, Pisa na Fulô, Peba na Pimenta e A Voz do Povo foram os destaques na carreira do artista. Ele faleceu em dezembro de 1996.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo Nova York homenageia a Nobel de Literatura Annie Ernaux
- Cidades DF Detran-DF abre inscrições para concurso com salário inicial de até R$ 6,4 mil
- Mundo Restos humanos de mais de 240 pessoas são encontrados sob antiga loja de departamentos no Reino Unido
- Brasil Acidente em Congonhas: Por que a retirada do avião da pista demorou tanto?
- Economia 'Com qualquer um que ganhar, será difícil para o país', diz Marcos Lisboa
- Política Haddad e Tarcísio nacionalizam disputa e saem em defesa de Bolsonaro e Lula
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.