Após declarar voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições na sexta-feira (7/10), a atriz Fernanda Montenegro se tornou alvo de ataques feitos por bolsonaristas nas redes sociais. Os críticos desdenharam da carreira de Fernanda, a única brasileira a ser indicada pelo Oscar e usaram a idade dela, 92 anos, para dizer que ela está fora das “condições mentais”.
No Instagram, Fernanda publicou uma carta, cujo conteúdo foi narrado por ela, e afirmou que votará em Lula, em 30 de outubro, “em nome da democracia”. "Voto em Lula na esperança de um Brasil com educação, saúde e na defesa da natureza. Voto em Lula na esperança do real atendimento à ciência, à cultura, à cultura das artes. Em nome da democracia, para presidente, Lula", diz a carta.
Ver essa foto no Instagram
Desde a postagem, a artista tem sido atacada nas redes sociais. “Quem é Fernanda Montenegro na fila do pão?”, questionou um apoiador de Bolsonaro no Twitter sobre a imortal da Academia Brasileira de Letras. “Para mim é só mais uma pessoas (sic) no meio desse povão de esquerda, que não respeitam a democracia”, acrescentou outro usuário.
Um usuário classificou a atriz como “chata” e teceu críticas a um dos clássicos do cinema brasileiro, o filme Central do Brasil. “Ela vota no Loula porque vai voltar a mamar na Rouanet. A Fernanda Montenegro é uma atriz chata demais , sempre a mesma coisa. E ficou mais chata ainda com aquele filme chatíssimo Central do Brasil. Ainda bem que a bela Gwyneth Paltrow ganhou o Oscar”, declarou.
Essa é a idosa que me representa essa outra aí é só mais uma mamateira da rouanet pic.twitter.com/LV76P7l4Zi
— Canhota de DIREITA 22 (@DireitaCanhota) October 9, 2022
“E, a academia brasileira de letras já foi melhor frequentada, fazer o que né, Brasil, o único país que tem fã clube de presidiário. Deus Salve o povo brasileiro”, escreveu outro. “Na moral, uma pessoa com 90 anos ou mais votar por esperança ? de boa, o ciclo já está no fim, fecha a casinha e bora aproveitar o presente”, disse uma usuária.
A postagem de Fernanda Montenegro foi compartilhada pela jornalista Miriam Leitão, que também recebeu ataques dos bolsonaristas. A idade das duas mulheres foi usada por uma usuária para descredibilizar a opinião delas.
“Publicação e o áudio de duas Idosas que infelizmente não estão mais com suas condições mentais em dia”, escreveu a mulher. “E quem é Fernanda Montenegro, mulher, tu é doida é, nós lá nos importamos com Fernanda Montenegro, ou qualquer outro artista, que tão todos desesperados porque o dinheiro fácil acabou”, disse outro usuário.
Saiba Mais
- Mundo Massacre em creche leva Tailândia a segundo dia de ritos fúnebres; veja fotos
- Política Fuad reforça apoio a Lula e critica Bolsonaro: "BH abandonada"
- Política Lula em BH: confira fotos da caminhada do candidato com apoiadores
- Esportes Brasiliense vence corrida em Goiânia e lidera a Porsche Cup
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.